Pesquisas na área de ciência e sustentabilidade são premiadas

Quatro pesquisas da USP foram agraciadas com o Prêmio Vale-Capes de Ciência e Sustentabilidade, concedido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) às melhores teses e dissertações defendidas sobre o tema no país.

13/03/2015 - Publicado há 9 anos

No total, foram selecionadas quatro teses de doutorado e quatro dissertações de mestrado, apresentadas em 2013, com conteúdo voltado a ideias, soluções e processos inovadores para questões como redução do consumo de água e energia, redução de gases do efeito estufa, aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos ou rejeitos e tecnologia socioambiental com ênfase no combate à pobreza.

Os trabalhos vencedores estão divididos em quatro grupos temáticos. No tema “Processos eficientes para redução do consumo de água e de energia”, os trabalhos premiados foram, no Doutorado, da pesquisadora do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Idelma Aparecida Alves Terra, e, no Mestrado, do aluno da Escola Politécnica (EP), Victor Sette Gripp.

A tese da pesquisadora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), Paula Fagundes de Gouvêa, foi agraciada no grupo “Aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e/ou rejeitos”. Já o grupo “Tecnologias socioambientais, com ênfase no combate a pobreza”, premiou a dissertação do pesquisador do Instituto de Energia e Ambiente (IEE), Felipe de Albuquerque Sgarbi.

Premiação

As teses e dissertações premiadas recebem passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores para que compareçam à cerimônia de premiação, no mês de abril; certificado de premiação a ser outorgado ao orientador, coorientador (es) e ao programa em que foi defendido o trabalho; certificado de premiação e troféu para autor; e auxílio equivalente a uma participação em congresso internacional para o orientador.

Para os trabalhos de doutorado, também está prevista a premiação com bolsa para realização de estágio pós-doutoral, de até três anos, em instituição nacional para o autor da tese, podendo converter em um ano para estágio pós-doutoral fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado, e a concessão de um prêmio adicional ao autor da tese, no valor de R$ 15 mil.

Para as dissertações de mestrado, também será concedida bolsa de até quatro anos para realização de doutorado em instituição nacional e prêmio adicional ao autor, no valor de R$ 10 mil.

Clique aqui e acesse a relação completa dos premiados.