Estão abertas as inscrições para o Simpósio da Pós-Graduação 2015

O Simpósio acontecerá nos dias 24 e 25 de setembro, no Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 17, no site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

04/09/2015 - Publicado há 9 anos

O evento é realizado anualmente e reúne dirigentes, professores, pesquisadores e alunos com o objetivo de discutir a Pós-Graduação na Universidade e sua relação com a sociedade.

Promovido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, o Simpósio da Pós-Graduação de 2015 será realizado nos dias 24 e 25 de setembro, no Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 17 de setembro, no site do evento.

“A Pós-Graduação brasileira está em um momento de mudança, há muita coisa para discutir. Após um crescimento enorme nos últimos anos, temos que avaliar quais são as prioridades, quais são as principais demandas e como lidaremos com questões importantes como o fortalecimento do mestrado profissional. A USP desempenha um papel fundamental nesse cenário e o simpósio é uma oportunidade para discutir os rumos da Pós-Graduação na Universidade”, afirmou a pró-reitora Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco.

As inscrições são gratuitas, mas o auditório só dispõe de 400 lugares. Haverá também transmissão ao vivo pela IPTV.

O Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) está localizado na Rua do Lago, 876, na Cidade Universitária, em São Paulo. Mais informações pelo e-mail prpgassist@usp.br.

Assuntos abordados

O Simpósio começa com a mesa-redonda “A Capes e o futuro da pós-graduação no Brasil”, com a presença do diretor de Avaliação da Capes, Arlindo Philippi Junior, e do presidente do Fórum de Pró-Reitores de Pós-Graduação e de Pesquisa, Isac Almeida de Medeiros. Serão discutidos temas como a atuação da Capes no rumo da pós-graduação brasileira, o gerenciamento das bolsas e as formas de avaliação das propostas de pesquisa. Está prevista também a participação do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.

No mesmo dia, à tarde, haverá o I Encontro dos Cursos de Mestrado Profissional da USP, que analisará os desafios da pós-graduação profissional. O encontro começa com uma mesa-redonda formada pela presidente do Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais, Tânia Maria Fischer Diederichs; pelo coordenador da Câmara Curricular da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Fernando Vernilli; e pelo coordenador do Grupo dos Programas de Mestrado Profissional da USP, Celso Carrer.

Para enriquecer o debate, o coordenador de Novos Negócios da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Ricardo Magnani, fará uma apresentação sobre a integração de universidades e empresas, com apoio de agências de fomento. Depois, o coordenador de Pesquisa para a Inovação da Fapesp, Lucio Angnes, falará sobre a pesquisa para a inovação e o papel do pós-graduado como empreendedor.

O segundo dia do Simpósio reunirá os quatro pró-reitores da USP para discutir como a pós-graduação se integra às demais atividades da Universidade. A pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Arminda do Nascimento Arruda, falará sobre a relação necessária entre a Pós-Graduação e a Extensão. Os pró-reitores de Pesquisa, José Eduardo Krieger, e de Graduação, Antonio Carlos Hernandes, falarão respectivamente sobre os meios para facilitar a gestão e a informação para estimular a pesquisa e sobre a atuação do pós-graduando nas atividades da Graduação. Para fechar o período, o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação, Marcelo Cândido da Silva, fará uma palestra sobre a internacionalização na Pós-Graduação.

4º Prêmio Tese Destaque USP

No final do Simpósio, será realizada a cerimônia de entrega do 4º Prêmio Tese Destaque USP, que premiará as teses que se destacaram em cada uma das nove áreas de conhecimento nos anos de 2013 e 2014.

Instituído em 2012, com o objetivo de estimular a atividade de pesquisa dos alunos matriculados e dos professores credenciados nos Programas de Pós-Graduação da Universidade, o Prêmio Tese Destaque USP identifica e premia anualmente a melhor tese defendida em cada uma das nove grandes áreas de conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias; Linguística, Letras e Artes; e Multidisciplinar.

Por ano, em média, 2.500 títulos de doutorado são outorgados pela USP, o que representa quase 20% das teses de doutorado defendidas no país. Para a premiação de 2015, foram estabelecidas como elegíveis as teses defendidas entre 1º de janeiro de 2013 e 31 de dezembro de 2014.