Agência USP de Inovação oferece formação para funcionários

O treinamento consiste em capacitar os técnicos-administrativos de nível superior da USP que estão em contato com as pesquisas e ligados aos convênios, com o objetivo destes funcionários serem colaboradores da Agência. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de outubro.

24/10/2014 - Publicado há 9 anos

Os técnicos receberão informações que lhes permitirão fazer parte do processo de inovação da USP

Estão abertas, até o dia 31 de outubro, as inscrições para o Programa Formação de Agentes Colaboradores da Inovação, oferecido pela Agência USP de Inovação.

O treinamento consiste em capacitar os técnicos-administrativos de nível superior da USP que estão em contato com as pesquisas e ligados aos convênios. O objetivo é que estes funcionários sejam colaboradores da Agência, auxiliando pesquisadores a identificarem novas potencialidades tecnológicas através de conhecimentos e passíveis de se transformarem em novas tecnologias e patentes, correspondendo às atividades de melhoria dos recursos humanos da universidade.

A demanda para este treinamento vem da verificação de que cada grupo de pesquisa e laboratório da USP tem um enorme potencial para contribuir, mas falta, às vezes, pessoas que façam a interface entre a pesquisa e a tecnologia. “Com esta iniciativa estaremos criando condições de promover um salto significativo nas atividades de Inovação em nossa Universidade”, destaca o coordenador da Agência, Vanderlei Salvador Bagnato.

O conteúdo terá dois módulos, um teórico e outro prático, que abordará desde a introdução às atividades da Agência USP de Inovação até a análise de um relatório de patente e de um convênio de parceria com o setor produtivo. E será ministrado pela equipe da Agência USP de Inovação: o coordenador citado acima; a vice-coordenadora, Luciane Meneguin Ortega; a diretora técnica de Propriedade Intelectual, Maria Aparecida de Souza; o gerente do Polo São Carlos, Eduardo Brito; a gerente do Polo Ribeirão Preto e Bauru, Flávia Oliveira do Prado; o diretor técnico de Transferência de Tecnologia; Alexandre Venturini Lima; e  da área de Convênio, Paulo Gil.

A capacitação acontecerá aos sábados, em dois finais de semana, com carga horária de 16 horas, provavelmente nos dias 29 de novembro e 13 de dezembro. As atividades estão programadas para acontecerem no campus da USP da Capital, porém, dependendo do número de inscritos em cada campi, os módulos poderão ser ministrados neles também.

Os funcionários interessados – não há limite quanto ao número de participantes por Unidade – deverão preencher o formulário de inscrição (clique aqui para acessá-lo) com recomendação do chefe imediato, enviá-la para dir-inovacao@usp.br; aguardar a triagem dos candidatos e a convocação que será feita pela Agência.

Mais informações pelo e-mail: dir-inovacao@usp.br