Pró-Reitoria de Pesquisa promove workshop sobre terras raras

22/06/2016 - Publicado há 8 anos

No próximo dia 29 de junho, a Pró-Reitoria de Pesquisa da USP promove mais uma edição do programa Strategic Workshops, que terá como tema “Terras Raras: Cenário Brasileiro, Pesquisa Básica e Oportunidades”.

As terras raras compreendem 17 elementos químicos da tabela periódica, incluindo o escândio, o ítrio e os 15 elementos da série dos lantanídeos, que ganham cada vez mais destaque nas evoluções tecnológicas por suas características eletrônicas, magnéticas, ópticas e catalíticas.

A abertura do evento contará com as presenças do pró-reitor de Pesquisa da Universidade, José Eduardo Krieger; do diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA), Paulo Saldiva; e do presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, Marcos Buckeridge.

Os debates serão divididos em três blocos: Cenário Brasileiro: da extração à pesquisa básica e inovação de compostos de Terras Raras; Ciência Básica: síntese e propriedades; e Ciência Aplicada, com a participação de pesquisadores da Universidade e de outras instituições.

O evento tem a coordenação da professora do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), Rogéria Rocha Gonçalves, e do professor do Instituto de Química da Unesp, Sidney José Lima Ribeiro.

O workshop acontece das 9h30 às 18 horas, na Agência USP de Inovação (Avenida Torres de Oliveira, 76, no Jaguaré, em São Paulo). As inscrições devem ser feitas pelo email sedini@usp.br. Haverá transmissão online pelo site da IPTV.

Os Strategic Workshops foram criados com o objetivo de incentivar a organização da pesquisa na USP em torno de temas estratégicos, fomentando abordagens transdisciplinares e a interação entre pesquisadores de diferentes Unidades.

Este será o quinto workshop promovido neste ano. Os anteriores tiveram como temas nanotecnologia, governança, aquicultura e legislação da ética em pesquisa.

Mais informações: email sedini@usp.br, site http://www.prp.usp.br/strategic-workshops