USP é destaque na 10ª edição dos Prêmios Santander Universidades

A Universidade foi a maior vencedora na cerimônia, porque, além de ganhar os Prêmios Santander Ciência e Inovação e Guia do Estudante – Destaques do ano, também foi agraciada com um troféu como a instituição estadual com maior número de projetos inscritos.

07/11/2014 - Publicado há 9 anos

A Universidade foi a maior vencedora porque, além dos dois prêmios, também foi agraciada com um troféu como a instituição estadual com maior número de projetos inscritos

O professor da EACH, Luciano Vieira de Araújo; entre o presidente do Santander Brasil, Jesús Zabalza (à esq.); e o reitor Marco Antonio Zago

Dois professores da USP foram ganhadores dos Prêmios Santander Universidades 2014: o professor Luciano Vieira de Araújo recebeu o Prêmio Santander Ciência e Inovação, e o professor Eduardo Zancul, o Guia do Estudante – Destaques do ano. Nesta edição, a USP teve pelo menos um finalista em todos os quatro Prêmios Santander Universidades: Empreendedorismo, Ciência e Inovação, Universidade Solidária e Guia do Estudante – Destaques do ano.

O evento de premiação foi realizado na quarta-feira, dia 5 de novembro, no Grand Hyatt São Paulo, no qual tiveram 21 vencedores entre mais de 20 mil projetos de 1.067 instituições de Ensino Superior inscritos de todo o Brasil. Cada um dos vencedores recebeu cerca de R$ 100 mil. Ao todo foram R$ 2 milhões em prêmios e bolsas de estudos internacionais.

Os Prêmios Santander Universidades avaliam ações realizadas nas instituições no ensino, pesquisa, extensão e gestão, de modo a estimular a excelência no Ensino Superior e incentivar empreendedorismo, a inovação e a interação com a comunidade. A avaliação foi feita pela Academia Brasileira de Ciências, Editora Abril, Endeavor, Fundação Dom Cabral e UniSol. Em 10 anos de existência, a USP ganhou 11 prêmios.

Na premiação, o reitor Marco Antonio Zago fez um pronunciamento em nome dos reitores e dirigentes das universidades inscritas, no qual destacou que “é uma das iniciativas mais expressivas às universidades que temos no país” e citou duas iniciativas apoiadas pelo Santander que envolvem a USP: a Cátedra José Bonifácio, que faz parte do Centro Ibero-Americano (Ciba), e uma parceria entre a Universidad de Buenos Aires e a Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, por sua vez ressaltou que os projetos do Santander são “um grande estímulo aos jovens e às universidades”.

Vencedores

(Da esq. p/ dir.) Um dos responsáveis pelo segundo projeto vencedor da USP, o professor da Poli, Eduardo de Senzi Zancul; o reitor da USP; e o presidente do Santander Universidades, Jamil Hannouche

O Prêmio Santander de Ciência e Inovação, na categoria Indústria, foi vencido pela Universidade com o projeto “Automatização do Processo de Modelagem de Vestuário para Criação de Peças Personalizadas”, coordenado pelos professores Luciano Vieira de Araújo e Isabel Cristina Italiano, respectivamente dos cursos de Sistemas de Informação e Têxtil e Moda, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), com a participação do aluno Daniel Freire Tsuha.

Neste projeto foi desenvolvido o sistema ePMG, que reduz tempo e custos na confecção de roupas personalizadas e na modelagem de peças individuais e de medidas específicas. “Este prêmio é importante pela visibilidade que nos dá de divulgar projetos inovadores, sendo uma valorização do nosso trabalho”, avaliou Araújo.

Outro projeto vencedor da USP foi o “Formando Graduandos Inovadores”, coordenado pelos professores da Escola Politécnica (Poli), Eduardo de Senzi Zancul e Roseli de Deus Lopes, que recebeu o Prêmio Guia do Estudante – Destaques do ano, na categoria Inovação no Ensino. Este projeto inclui a disciplina optativa eletiva Desenvolvimento Integrado de Produtos, aberta para alunos de toda a universidade que formam equipes multidisciplinares, com estudantes de engenharia e de outras áreas. Os alunos trabalham em projetos reais de empresas e instituições parceiras. Este trabalho faz parte do projeto InovaLab@POLI da Pró-Reitoria de Graduação.

Além destes dois prêmios, a USP recebeu um troféu por ser a universidade estadual que teve o maior número de projetos inscritos nos Prêmios Santander Universidades.

(Fotos: Ernani Coimbra)