Celso Lafer recebe medalha Armando de Salles Oliveira

31/08/2011 - Publicado há 13 anos
O reitor João Grandino Rodas e o professor Celso Lafer, na cerimônia de outorga da medalha

No dia 30 de agosto, o professor da Faculdade de Direito (FD) e presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Celso Lafer, foi condecorado com a medalha “Armando de Salles Oliveira”, criada em 2008 para homenagear pessoas, entidades e organizações que contribuem para a valorização institucional, cultural, social e acadêmica da USP. Trata-se da mais alta honraria da Universidade e sua concessão depende de aprovação pelo Conselho Universitário.

Celso Lafer é professor titular da Faculdade de Direito, onde estudou e leciona desde 1971. Foi ministro das Relações Exteriores em 1992 e em 2001 e 2002, e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio em 1999. De 1995 a 1998, foi embaixador, chefe da Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas e à Organização Mundial do Comércio em Genebra.

No início da cerimônia, Lafer foi saudado pelo diretor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), Rui Curi, em nome do Conselho Universitário. Em seguida, durante o discurso, relembrou sua trajetória na Universidade e em sua vida pública.

“Como embaixador do Brasil em Genebra junto à OMC e aos organismos da ONU, e como ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e ministro das Relações Exteriores em duas ocasiões, a visão de um professor da USP norteou permanentemente os meus passos na busca da afirmação dos melhores interesses nacionais. Quero registrar que, no empenho de identificar esses interesses, mantive permanente contato com meus colegas para deles obter, no pluralismo das perspectivas universitárias e de entendimento do mundo, subsídios e esclarecimentos no trato da agenda de problemas com os quais me confrontei”, afirmou.

Sobre sua experiência à frente da Fapesp, o professor ressaltou que a Instituição é “um desdobramento, na década de 1960, do projeto da USP de Armando de Salles Oliveira de 1934. Com efeito, o lema da USP, Scientia Vinces, sintetiza a “ideia a realizar” que norteia a Fapes, pois o respaldo à pesquisa em todas as áreas do saber representa o reconhecimento da importância das atividades voltadas para a descoberta de novos conhecimentos que ampliam o entendimento e o poder de uma sociedade sobre o seu destino”.

(da esquerda p/ direita) O reitor João Grandino Rodas, o ex-reitor Hélio Guerra Vieira, o homenageado Celso Lafer, e os ex-reitores Suely Vilela, Flávio Fava de Morais, José Goldemberg, Waldyr Muniz Oliva e Adolpho José Melfi, na antessala do Conselho Universitário

O reitor João Grandino Rodas destacou que Lafer representa um exemplo daqueles que “servem e dignificam a Universidade”, e completou que a condecoração não “se trata de uma homenagem da Reitoria, mas de toda a Universidade”.

A cerimônia contou também com a apresentação do violonista Claudio Micheletti, da Orquestra Sinfônica da USP, e do Ato Cultural “Navegar é Preciso”, com declamações de poemas de Camões e Fernando Pessoa.

A medalha “Armando de Salles Oliveira” foi criada pela Resolução 5477 e leva o nome do governador do Estado de São Paulo que assinou o decreto de criação da USP no ano de 1934. Os primeiros homenageados com a medalha foram os ex-reitores da USP de 1978 a 2005, durante as comemorações dos 75 anos da Universidade, em 2009: Waldyr Muniz Oliva, Antônio Hélio Guerra Vieira, José Goldemberg, Roberto Leal Lobo e Silva Filho, Ruy Laurenti, Flávio Fava de Moraes, Jacques Marcovitch e Adolpho José Melfi. Em 2010, foi a vez da ex-reitora Suely Vilela receber a condecoração.

(Fotos: Ernani Coimbra)