Últimos dias da exposição “Quartzoteka” na Biblioteca Brasiliana da USP

A mostra, que exibe livros esculpidos em quartzo, teve sua duração estendida e o público poderá admirar peças similares à que foi dada de presente para Emmanuel Macron

 17/05/2024 - Publicado há 2 meses
Por
Livros esculpidos em quatzo por Denise Milan – Foto: Divulgação

 

Até o dia 24 deste mês, sexta-feira, o público poderá visitar a mostra Quartzoteka, da artista Denise Milan, que inicialmente iria até o dia 17, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP. A Quartzoteka expõe uma coleção de livros esculpidos em quartzo, material que remete à história do Universo e, dessa forma, parece ser capaz de transmitir narrativas milenares.

A exposição está abrigada no térreo e na Sala BNDES da BBM (subsolo da Livraria Edusp), o segundo local foi escolhido justamente por aludir ao subterrâneo da Terra, no qual o quartzo se manteve durante tanto tempo. No espaço, o visitante poderá admirar mais de 30 peças de pedra em formato de livros, cada um deles com cores e características específicas. Uma das peças apresenta, por exemplo, um livro sobre o qual está um minúsculo homem com o globo terrestre à sua frente, com todas essas figuras esculpidas em pedra.

Em entrevista concedida ao podcast Cultura na USP, a artista criadora contou que sempre teve interesse pelo estudo de estruturas de modo geral e, na graduação, acabou por estudar as estruturas econômicas, mas na matéria natural encontrou o que para ela é a estrutura original do Universo. Segundo Denise, a Quartzoteka, em especial, pode ser definida essencialmente como a “biblioteca do imaginário da Terra”.

A mostra conta com a curadoria do professor Luiz Armando Bagolin, do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, onde desenvolve pesquisa nas áreas de Arte, Teorias da Arte e Arte Brasileira dos séculos 19 e 20. E tem o apoio cultural da DAN Galeria, fundada em 1972 por Gláucia e Peter Cohn, que busca destacar as invenções de artistas brasileiros e seus possíveis diálogos com a produção internacional – a galeria já expôs obras de artistas como Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral.

Presente a Emmanuel Macron

Coração do Brasil, de Denise Milan – Foto: Divulgação

O presidente da França, Emmanuel Macron, durante visita ao Brasil, esteve na USP para a inauguração do Instituto Pasteur de São Paulo, no dia 27 de março. Na ocasião, um dos presentes oferecidos pela Universidade ao chefe de Estado francês foi a peça Coração do Brasil, de Denise Milan. A escultura foi esculpida em quartzo e ametista, e, segundo a criadora, é uma peça que “sintetiza tudo aquilo que está exposto em Quartzoteka”.

A artista

Para Denise Milan, a pedra traz à tona a memória da origem de toda a humanidade, sendo um mineral que atravessou milhares de anos e testemunhou diversas transformações do planeta. Nesse mesmo sentido, a resistência do quartzo provoca uma reflexão a respeito da perenidade do ser humano e da finitude de tudo aquilo que é explorado por ele. Todas essas alusões foram pensadas para provocar o público a buscar compreender e aprender com a estrutura das obras, o que reflete também o imaginário da própria artista, que diz usar a pedra como seu eixo criativo.

A escultora é paulistana e se formou em Economia pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) da USP, na década de 1970, mas seguiu para a área artística, na qual possui uma carreira de 40 anos trabalhando com pedras.

Denise Milan – Foto: Leo Martins/Divulgação

Ela é artista contemporânea e pioneira do movimento Arte Pública no Brasil, realizando atividades em território nacional e exterior. Seu trabalho une diversas áreas do conhecimento, atuando em parceria com especialistas em ciência e tecnologia, antropologia, filosofia, literatura e música.

A artista já teve seu trabalho exposto em vários lugares do mundo: no Brasil, realizou exposições com performance no Pará, Bahia e São Paulo; no exterior, já expôs suas obras em países como Estados Unidos, Itália e Marrocos.

A artista esteve ao vivo no programa Cultura na USP, da Rádio USP. Confira abaixo:

Serviço

Exposição Quartzoteka, de Denise Milan

Quando | Visitação: até 24/05, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira

Onde | Térreo da BBM e Sala BNDES/Subsolo da Livraria Edusp – Rua da Biblioteca, 21, Espaço Brasiliana – Cidade Universitária, São Paulo

Quanto | Grátis e sem necessidade de agendamento prévio

*Estagiária sob supervisão de Eliete Viana


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.