Exposição na capital aborda temas da sustentabilidade nas cidades

Guilherme Wisnik refere-se à mostra “Urbanismo Ecológico 2020”, que tem como um de seus destaques o projeto do Hidroanel Metropolitano de São Paulo

 10/12/2020 - Publicado há 3 anos

Logo da Rádio USP

Em sua coluna desta semana, o professor Guilherme Wisnik recomenda ao público a exposição Urbanismo Ecológico 2020, em cartaz até o dia 17 de janeiro, no Museu da Casa Brasileira, fruto de uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard em parceria com professores e pesquisadores latino-americanos. Segundo o colunista, a exposição aborda temas fundamentais da sustentabilidade nas cidades da América Latina, como ocupação de áreas de mananciais, a poluição de rios e córregos, a construção em áreas de risco, entre outros temas relativos.

Wisnik chama a atenção para o que considera o destaque da mostra, que trata do projeto do Hidroanel Metropolitano de São Paulo, de autoria do grupo Metrópole Fluvial da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, desenvolvido “como um projeto rigorosamente factível para ser implantado” e que “se baseia na ideia de reforçar a navegação fluvial no Brasil”, a qual, na visão do colunista, foi abandonada como p0ssibilidade de desenvolvimento. O projeto, quando efetivado, permitirá a navegação fluvial de carga no interior da cidade, liberando a metrópole do “atravessamento de grandes caminhões pesados”.

Para o colunista, trata-se de um projeto belíssimo e de grande lirismo técnico, “que enxerga no próprio desenho da paisagem da cidade a possibilidade de um desenvolvimento sustentável em grande escala”. Acompanhe pelo link acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.