Obras feitas com a técnica dos pontos estão em cartaz em Bauru

Exposição Pontilhismo, do artista plástico Kazuo Kato, fica em cartaz até 29 de maio no Centro Cultural do campus da USP

 Publicado: 13/05/2024

Texto: Redação

Arte: Beatriz Haddad

Basílica de São Marcos, em Veneza - Foto: Rubens Kazuo Kato

O Centro Cultural da USP em Bauru continua exibindo a exposição Pontilhismo, do artista Kazuo Kato, até o dia 29 de maio. A entrada é grátis.

Rubens Kazuo Kato é funcionário da USP há 25 anos, e atualmente trabalha na Seção Técnica de Comunicação e Cultura da Prefeitura do Campus USP de Bauru (PUSP-B). Na mostra, o artista expõe 14 trabalhos de pontilhismo, com temas variados: animais, pessoas e paisagens.

Kazuo Kato informa que o pontilhismo é uma técnica de pintura originada em Paris, na França, por volta de 1880. Conhecida como pintura dos pontos, a técnica tem suas raízes no movimento impressionista. Considerado um método meticuloso e que exige muita paciência de quem o executa, o pontilhismo consiste na aplicação de centenas de pequenos pontos para formar desenhos e imagens. Mas essa técnica também pode ser aplicada utilizando apenas uma tinta preta, como a da caneta nanquim.

O artista plástico Rubens Kazuo Kato - Arquivo pessoal
Olho - Foto: Rubens Kazuo Kato
Elefante Africano - Foto: Rubens Kazuo Kato

Kato esclarece que o pontilhismo exige muita atenção e paciência, e exemplifica dizendo que os 14 quadros expostos em Pontilhismo levaram um ano e meio para serem feitos. Na USP, esta é a sua segunda exposição. A primeira foi de caricaturas. “Acho interessante expor na USP porque, como eu trabalho mais na parte de gráfica, esse lado artístico muitas pessoas não conhecem, por isso é interessante eu expor meus trabalhos”, afirma Kazuo Kato.

A exposição Pontilhismo, do artista plástico Kazuo Kato, fica em cartaz até 29 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Centro Cultural da USP (Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Cidade Universitária, em Bauru). Entrada grátis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3235-8394 ou pelo e-mail centrocultural@usp.br.

Marianne Ramalho, de Bauru


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.