USP busca voluntários para estudo sobre processamento auditivo na adolescência

Podem participar jovens de 12 a 17 anos de idade, sem queixa de perda auditiva e com bom rendimento escolar, para testes presenciais com os pesquisadores responsáveis

14/08/2023 - Publicado há 11 meses

FMRP precisa de 30 adolescentes, com idade entre 12 e 17 anos para pesquisa sobre audição- Foto: Freepik

Pesquisadores do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP buscam voluntários para participar da pesquisa Estudo das Componentes P1-N1-P2 na Adolescência: Aplicação de uma medida eletrofisiológica. Ao todo, serão 30 selecionados, entre 12 e 17 anos de idade, de ambos os sexos. Para participar, os jovens devem ter ausência de queixa espontânea de hipoacusia (perda de audição) e reprovação escolar, além de bom rendimento escolar.

Após a seleção, a avaliação será realizada no Centro Especializado em Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia (Ceof), agendada previamente com os pesquisadores responsáveis, com duração média de 1h30.

“O objetivo da pesquisa é estudar o processamento tálamo cortical auditivo na adolescência, por meio do registro eletrofisiológico das componentes P1-N1-P2. Os testes realizados referem-se à avaliação audiológica básica, rastreio do estado de consciência mental, avaliação comportamental e eletrofisiológica do processamento auditivo”, diz Bianca Tonsic Carmona, discente responsável pelo estudo, que tem orientação da professora Sthella Zancheta e colaboração da doutoranda Pamela Papile Lunardelo.

Os interessados podem entrar em contato pelos e-mails: biah_carmona@usp.br e pamela.papile.silva@usp.br.

*Assessoria de Imprensa da FMRP, com edição de Rose Talamone