Gravidez na adolescência cai 17% no Brasil

Os dados são do Ministério da Saúde e referem-se ao período de 2004 a 2015

 17/05/2017 - Publicado há 7 anos
Por
Logo da Rádio USP

Os dados do Ministério da Saúde são preliminares, mas animadores. A gravidez na adolescência teve uma redução de 17% no período de 2004 a 2015. Em números absolutos, a redução foi de 661.290 nascidos vivos de mães entre 10 e 19 anos de idade, em 2004, para 546.519, em 2015. O levantamento é do Sinasc, o Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos.

Alguns fatores contribuem para esse resultado, como atuação multidisciplinar dentro das escolas, nas consultas com os pais, na distribuição de preservativos.

A informação é a grande aliada nessa estratégia, segundo o médico contratado do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto Caio Antonio de Campos Prado. Para ele, o objetivo é tentar zerar o número de nascimentos não desejados, principalmente na adolescência.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.