Exibição do documentário “Nossa Floresta” é destaque do “Express Cultura” desta terça-feira (6/6)

Curta-metragem retrata história da Floresta da USP em Ribeirão Preto; sessão é às 19 horas, na Biblioteca Sinhá Junqueira

 06/06/2023 - Publicado há 1 ano
Por
Documentário, dirigido por Gabriel Mendeleh, foi premiado na Itália e na Turquia – Foto: Divulgação
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta terça-feira (6/6) traz como destaque a exibição do documentário Nossa Floresta, às 19 horas, na Biblioteca Sinhá Junqueira. Dirigido por Gabriel Mendeleh, o curta-metragem conta a trajetória de implantação da Floresta USP em Ribeirão Preto, desde a criação do projeto, no final da década de 1980, até a atualidade. Depois da sessão, acontecerá uma roda de conversa com o próprio Mendeleh e a bióloga Bruna Silva. A entrada é livre e gratuita.

A Sinhá Junqueira também promove outras atividades nesta terça. Às 16 horas, o espaço recebe o Grupo de Leitura 6.0, destinado a pessoas com 60 anos ou mais que residem em Ribeirão Preto. Em seguida, às 17 horas, o Instituto do Livro realiza mais um encontro da Oficina Griot, que começou em maio e tem duração de seis meses. O objetivo é incentivar a criação de histórias para crianças. Para participar, é necessário ter mais de 12 anos e fazer inscrição pelo formulário on-line disponível neste link. A Biblioteca Sinhá Junqueira fica na Rua Duque de Caxias, 547, no Centro.

O Sesc de Ribeirão Preto recebe, às 16h30, a intervenção literária Composições Poéticas, com Fabrício Bispo, Letícia Iarossi e Jairo Araújo. O trio busca provocar o despertar da sensibilidade artística dos participantes por meio da poesia escrita. As composições criadas pelo público serão materializadas em pequenos zines e cada participante poderá levar para casa a sua própria composição literária. O encontro é na biblioteca do Sesc, com entrada livre para todos os públicos e gratuita. O Sesc fica na Rua Tibiriçá, 50.

A programação da Semana do Meio Ambiente continua em Ribeirão Preto. A Praça Pedro Biagi, no Ipiranga, recebe, até 17 horas, uma exposição de rochas e minerais do sistema Aquífero Guarani. No local, também acontece um projeto de educação ambiental da Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Saerp), além da doação de mudas pela Secretaria do Meio Ambiente. No Saguão Palácio do Rio Branco, a exposição O Ciclo, do Grupo Amigos da Fotografia, vai até 19 horas. Também às 19 horas, será realizada uma palestra de gestão e valorização de resíduos para uma economia circular, com a engenheira ambiental Edna Dias de Sá, na Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP), no Jardim Sumaré. Todos os eventos têm entrada livre e gratuita.

O Museu Casa de Portinari promove nesta quarta, às 9 horas, uma palestra e uma roda de conversa sobre o centenário, em 2024, da obra Baile na Roça, de Candido Portinari. O professor Jacir Braz de Vicente ministrará a palestra e comandará o bate-papo subsequente. A entrada é livre e gratuita. Nesta quarta, a visitação à Casa de Portinari acontece normalmente, também gratuitamente, das 9 às 20 horas. O Museu Casa de Portinari fica na Praça Candido Portinari, 298, no Centro de Brodowski.

O Terraço Pizza Bar recebe a cantora Gika Bacci. No repertório, muito rock dos anos 90. O bar fica aberto das 17h30 à 0 hora. O Terraço fica na Rua Américo Brasiliense, 1.565, no Centro. Outra opção musical é o Bar do Chorinho, que promove o evento musical Terça das Brasilidades. A atração é o grupo Bando de Lua, que leva o clima junino ao espaço com muito forró pé de serra, a partir das 19h30. O couvert artístico é R$ 10,00. O Bar do Chorinho fica na Rua Daniel Kujawski, 588, no Jardim Macedo.

Morreu na última segunda-feira, aos 83 anos, a cantora Astrud Gilberto. Símbolo da bossa nova, a artista morreu em sua casa, na cidade de Filadélfia, nos Estados Unidos. Nascida em Salvador, em 1940, Astrud foi morar com a família no Rio de Janeiro, onde conheceu João Gilberto, com quem se casou em 1959. O sucesso veio em 1963, quando ela participou do álbum Getz/Gilberto, de João Gilberto e do saxofonista Stan Getz. A brasileira concorreu ao Grammy com nomes de peso na música mundial, como Barbra Streisand e os Beatles. Depois de se separar de João Gilberto, Astrud Gilberto seguiu carreira solo até 2002, quando se aposentou dos palcos. O corpo da cantora será cremado nos Estados Unidos. Ela deixa dois filhos e duas netas.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Hugo Luque, estagiário.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.