“Mostra Ecofalante de Cinema” destaca crimes ambientais

Guilherme Wisnik faz referências ao alagamento do rio Taquari, no Pantanal, tema focado em documentário presente na “Mostra Ecofalante de Cinema”

 24/09/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

Guilherme Wisnik dedica sua coluna desta semana à “sucessão de crimes ambientais no Brasil, do nosso estado suicidário, do modo como conduz a sua política explícita, coroada com esse discurso cínico, obtuso e absurdo do presidente na ONU”. Para ilustrar seu comentário, evoca o documentário, presente na 9ª edição da Mostra Ecofalante de Cinema, Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra, de Jorge Bodanzky e João Farkas, lançado em 2019. A mostra trata de temas relacionados às causas ambientais e, no caso específico do título acima mencionado, o foco é o desastre do rio Taquari, com seus alagamentos criminosos causados pelo agronegócio, os quais apodrecem a vegetação e destroem as fazendas dos produtores locais.

Wisnik chama a atenção para o fato de que o que aconteceu no Taquari está acontecendo também com outros rios da região do Pantanal. “A atenção sobre o ecossistema do Pantanal é muito urgente e é muito grave tudo o que está acontecendo.” O colunista cobra providências em relação a esse desastre ambiental.

Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna Espaço em Obra.


Espaço em Obra
A coluna Espaço em Obra, com o professor Guilherme Wisnik, vai ao ar  quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.