Simpósio na USP discute as relações entre tecnologia e educação

Evento gratuito acontece na USP dia 22, segunda-feira, das 9 às 18 horas, com transmissão ao vivo pela internet

 18/05/2023 - Publicado há 11 meses
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Foto: Freepik – Fotomontagem Jornal da USP

 

O recente surgimento e a popularização de recursos como big data, algoritmos e inteligências artificiais (IAs) incitaram no meio acadêmico reflexões sobre como agir frente a mudanças proporcionadas por essas ferramentas virtuais. Como o advento das IAs e de outros avanços tecnológicos impacta a racionalidade e os processos de aprendizado? Como capacitar os profissionais da educação para utilizar essas tecnologias de maneira efetiva?

São esses e outros questionamentos que a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP vai debater em Interfaces Humano-Tecnológicas na Educação, primeiro simpósio do ciclo Seres, Sujeitos e Sentidos da Educação Básica. O evento ocorrerá dia 22 de maio, das 9 às 18 horas, com a participação de Virgílio Almeida, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e titular da Cátedra Oscar Sala da USP, e Ronaldo Mota, professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), entre outros especialistas. A curadoria é dos professores Naomar Almeida Filho, Luís Carlos de Menezes e Tathyana Gouvêa, todos ligados à Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica.

“Hoje os processos de comunicação ocorrem sobretudo através das plataformas digitais. As pessoas interagem já acostumadas a passar grande parte de seu tempo diante das telas dos celulares. Até as relações pessoais e afetivas passam hoje por diversos aplicativos, tudo isso controlado por algoritmos”, destaca o professor Vírgílio Almeida. “A educação é essencial para avançarmos nestes novos tempos hiperconectados, para combater a desinformação, que tem sido uma grande ameaça às democracias em vários países”, complementa.

Um dos fios condutores da discussão será a metacognição, capacidade na qual a racionalidade é posta em prática a partir do reconhecimento de processos cognitivos – ou seja, o conhecimento sobre o conhecimento. “Explorar a metacognição, a qual transcende a cognição, significa priorizar a reflexão sobre a reflexão, o foco no aprender a aprender ao longo de toda a vida e as habilidades socioemocionais do educando”, escreve na apresentação do evento o professor Ronaldo Mota.

O simpósio Interfaces Humano-Tecnológicas na Educação, do ciclo Seres, Sujeitos e Sentidos da Educação Básica, promovido pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, será realizado no dia 22 de maio, segunda-feira, das 9 às 18 horas, na Sala Alfredo Bosi do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP (Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, em São Paulo), com transmissão ao vivo através do canal da Cátedra de Educação Básica no Youtube. Grátis. Interessados em participar do evento presencialmente precisam se inscrever neste link. Mais informações estão disponíveis no site do IEA e no site da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica.


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