Cátedra do IEA-RP promove evento on-line sobre educação e ChatGPT

Palestrante será o professor da UFBA Ivan Siqueira

 18/05/2023 - Publicado há 11 meses     Atualizado: 07/08/2023 as 15:41
Por

Os impactos trazidos pela inteligência artificial, mais especificamente pelo ChatGPT, na educação têm provocado uma série de discussões entre especialistas. Para contribuir com esse importante debate, a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira promove, no dia 23 de maio, a partir das 17h, a conferência on-line Educação Pós-ChatGPT.

O evento é voltado a docentes, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e demais interessados pelos impactos da inteligência artificial na educação. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas neste link. Haverá transmissão pelo canal do IEA-RP no YouTube e pela página do Instituto no Facebook. Haverá emissão de certificado aos participantes mediante preenchimento de formulário que será disponibilizado durante a transmissão no chat das ferramentas.

O palestrante será o professor titular em Interdisciplinaridade da Universidade Federal da Bahia, Ivan Siqueira. Ele vai abordar o tema a partir de três dimensões. Na dimensão educacional, Siqueira vai discutir estratégias de ensino e aprendizagem, potencialidades e desafios e a inteligência artificial na Base Nacional Comum Curricular. Já na dimensão técnica, ele vai falar sobre os fundamentos e limitações dos Grandes Modelos de Linguagem (LLMs) e suas aplicações em texto, imagem e vídeo. Por fim, na dimensão ética, ele vai debater viés e transparência, valores e princípios, e também sustentabilidade.

Além de ser uma formação continuada a professores, coordenadores e diretores sobre os impactos da inteligência artificial na Educação Básica, as discussões realizadas na conferência vão embasar a produção de um guia sobre o tema.

Ivan Siqueira foi professor doutor na USP, professor visitante na Kyoto University of Foreign Studies, membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação e representante brasileiro no Mercosul Educacional. Suas áreas de atuação são Educação, Arte e Tecnologias Digitais.

Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.

Sobre a Cátedra

A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira é uma iniciativa do IEA-RP financiada pelo Santander Universidades que mobiliza pesquisadores e instituições em torno da contribuição efetiva com políticas públicas em cidades de médio porte. Seu foco atual é a educação, integrando instituições e iniciativas locais para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. A Cátedra também desenvolve projetos nesse sentido com outros parceiros, como a B3 Social, a Fapesp e a Fundação Telefônica.

Para saber mais informações sobre as atividades da Cátedra, inscreva-se no canal no Telegram ou em nossa newsletter.

*Assessoria de Comunicação do IEA-RP, com edição de Rose Talamone


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.