Colonialismo de dados define a geopolítica digital

Dossiê reuniu pesquisas alertando para os riscos de maior desigualdade

 27/03/2023 - Publicado há 1 ano

Dossiê Comunicação da revista Fronteiras coloca em evidência a inter-relação entre comunicação, tecnologia e sociedade a partir de uma crítica ao desenvolvimento da inteligência artificial, que promove assimetrias, opressão, exploração e expropriação como elementos constitutivos do capitalismo contemporâneo, contribuindo para os estudos sobre colonialismo de dados.

O professor Gilson Schwartz sublinha a importância dessas evidências para redefinir as políticas públicas brasileiras no campo da internet e da cultura digital.


Iconomia 
A coluna Iconomia, com o professor Gilson Schwartz, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

 

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.