Física Quântica reabre série de palestras da USP que aproximam o público da ciência

Neste ano, o “Física para Todos” traz uma programação temática em física quântica: a primeira palestra acontece no dia 25 de março com transmissão on-line

22/03/2023 - Publicado há 1 ano
Física Quântica é tema de ciclo de palestras – Foto: Gerd Altmann / Pixabay

.
Um dos mais tradicionais projetos de extensão do Instituto de Física (IF) da USP, o Física para Todos está de volta de forma presencial, com encontros mensais, sempre aos sábados, às 14 horas, no Centro Cultural São Paulo, com entrada gratuita. Haverá também transmissão on-line. As palestras pretendem abranger e instigar desde estudantes do Ensino Médio e jovens graduandos, até o público geral, que acompanha e aprecia temas científicos. Os conteúdos abordam aspectos físicos de questões contemporâneas que dizem respeito à vida dos cidadãos e sua relação com o mundo natural.

A cada ano, diferentes assuntos são tratados por professores e pesquisadores do instituto ou seus convidados. Em 2023, sob a coordenação do professor Jose Luiz de Souza Lopes, o Física para Todos traz uma programação temática em Física Quântica. Abrindo o ciclo, no dia 25 de março, a professora Marina Nielsen (IF) fala sobre Essa tal Física Quântica (excepcionalmente, esse primeiro evento se dará apenas on-line).

Na palestra serão discutidos alguns conceitos básicos de Mecânica Quântica que, quando usados de uma forma não científica, podem levar a interpretações erradas com uma componente mística. Em particular, serão discutidas frases atribuídas à física quântica, como por exemplo: A Física Quântica diz que o observador pode alterar a matéria? A Física Quântica diz que nossos corpos emitem ondas que interagem com as ondas de outros corpos? A professora vai responder as questões, explicando o que exatamente a Mecânica Quântica pode dizer sobre elas.

Ainda neste primeiro semestre serão abordados os seguintes assuntos: Mecânica Quântica para todos: alguns experimentos que mudaram o mundo, com o professor Alexandre Reily (IFT/UNESP), no dia 22 de abril; Mas, afinal qual é a estrutura da Mecânica Quântica?, com professor Enrico Bertuzzo (IF), no dia 20 de maio; e Breve histórico da Física Quântica, com o professor Gil da Costa Marques (IF), no dia 24 de junho.

Para saber mais sobre o  projeto Física para Todos acesse o Canal do IF USP no Youtube.

.

Com informações da Comissão de Cultura e Extensão do IF