Dos átomos às galáxias: USP sedia evento internacional sobre dinâmica do Universo

3ª Escola Patricio Letelier de Física-Matemática acontecerá de 28 de novembro a 3 de dezembro e debaterá simetrias, gravitação, buracos negros e Teoria do Caos; evento on-line terá três palestras e quatro minicursos

 26/11/2021 - Publicado há 2 meses
“Quando as galáxias se sobrepõem” – Imagem: Astronomy Picture of the Day/Nasa

 

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, sediará a Escola Patricio Letelier de Física-Matemática. A 3ª edição do evento ocorrerá em formato on-line entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro, focada em diferentes áreas da física matemática e teórica. A Escola busca estimular discussões sobre as lacunas no conhecimento acerca da dinâmica do Universo, fomentando ideias sobre como as leis que regem o nosso conhecimento do nível microscópico ao macroscópico – dos átomos às galáxias – se relacionam.

O programa da Escola contará com três palestras e quatro minicursos em inglês, com professores nacionais e internacionais, e temas como simetrias, gravitação, buracos negros e Teoria do Caos. A programação completa e o formulário para participação estão disponíveis no site do evento: http://monge.u-bourgogne.fr/gdito/letelier2021. As inscrições vão até 26 de novembro.

Além do ICMC, representado pelo professor Paulo Afonso Faria da Veiga, participam do comitê organizador do evento os professores Júlio Fabris, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Dmitry Melnikov, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Aleksandr Pinzul, da Universidade de Brasília (UnB); Dmitry Vassilevich, da Universidade Federal do ABC (UFABC); e Giuseppe Dito, da Université de Bourgogne, da França.

Patricio Letelier

Patricio Anibal Letelier Sotomayor (1943-2011) é considerado um dos mais importantes cientistas da área de relatividade geral que já passaram por instituições brasileiras. Nascido no Chile em 1943, ele fez doutorado em Física Teórica na Universidade de Boston, pós-doutorado na Universidade de Cambridge (1994) e foi professor na Universidade de Brasília (de 1978 a 1988) e na Universidade Estadual de Campinas (de 1988 a 2011).

Ao longo de sua carreira, Letelier estudou temas como buracos negros, caos, fractais, cordas cósmicas, soluções exatas e aspectos matemáticos e físicos da Teoria da Relatividade Geral, contribuindo com dezenas de publicações e parcerias na área da física-matemática. Ele também orientou mais de 30 estudantes de mestrado e doutorado, colaborando para a formação de novos pesquisadores da área.

Por sua relevância, o professor foi homenageado com o nome de um asteroide, o (109879) Letelier = 2001 SL. O corpo celeste, confirmado como asteroide em 2011 e batizado com o sobrenome do cientista em 2018, está localizado no cinturão de asteroides, região entre as órbitas de Marte e Júpiter, e tem um período orbital de cerca de 3,9 anos.

Saiba mais em:
http://monge.u-bourgogne.fr/gdito/letelier2021

Por Stefhanie Piovezan, da Assessoria de Comunicação do ICMC-USP


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.