Da eleição de Lula como presidente à invasão do Congresso, um retrospecto

Martin Grossmann faz um breve apanhado dos eventos que marcaram a passagem de 2022 para 2023, destacando a invasão da Esplanada dos Três Poderes, em Brasília, pelos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro

 21/03/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 22/03/2023 as 9:01

Logo da Rádio USP

Na sua primeira coluna do ano, o professor Martin Grossmann faz um breve retrospecto dos eventos marcantes ocorridos na passagem de 2022 para 2023. Destaca os desastres naturais em várias partes do globo:  enchentes na África, tempestades de inverno na América do Norte, incêndios florestais no sul do Chile, terremotos na Turquia e na Síria e, para culminar, as mortes causadas em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, pelo deslizamento de encostas. Grossmann mira o seu foco também nas eleições presidenciais do ano passado, com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva e o início do seu terceiro mandato como presidente do País.

O colunista ainda destaca a crise sanitária e humanitária que vitimou os yanomamis. “Mas o que mais impressionou nesse momento foi a invasão, de 8 de janeiro, de apoiadores do ex-presidente, que invadiram a Esplanada dos Três Poderes e os Ministérios.” Como se não bastasse, ele cita como fatos a lamentar as mortes de Gal Costa, Erasmo Carlos e do rei Pelé.

Em relação à cultura brasileira, “o que reluz no horizonte certamente é a reintegração à estrutura ministerial do governo federal do Ministério da Cultura do Brasil”. Para Grossmann, é fundamental para a cultura nacional ter o seu próprio Ministério; da mesma forma, o colunista louva a iniciativa da criação do Ministério dos Povos Indígenas, sob a liderança de mulheres indígenas. E, para finalizar, menciona a presença, na Universidade de São Paulo, de Conceição Evaristo como titular da Cátedra Olavo Setúbal de Arte e Ciência.


Na Cultura, o Centro está em Toda Parte
A coluna Na Cultura o Centro está em Toda Parte, com o professor Martin Grossmann, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.