Exposição de artes visuais é destaque no “Express Cultura” desta quinta-feira (2/3)

Curador da exposição “Nunca Fomos Tão Felizes”, Vicente Lima falou sobre o evento, que terá estreia neste fim de semana

02/03/2023 - Publicado há 1 ano
Obras realizadas durante a pandemia serão expostas no Espaço Cultural de Extensão Universitária da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP- Foto: Yigithan Bal, via Pexels
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta quinta-feira (2/3) traz como destaque a entrevista com o artista visual Vicente Lima, curador da exposição Nunca Fomos Tão Felizes, que conta com a participação dos também artistas visuais Danillo Villa e Elcio Miazaki. A mostra será inaugurada no Espaço Cultural de Extensão Universitária da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (ECEU). Obras realizadas durante a pandemia serão dispostas em quatro salas no local. Vicente deu detalhes sobre a organização da estreia, que acontece neste sábado (4/3), das 17h às 22h.

A banda Insane Trip se apresenta hoje no Sesc Ribeirão. O grupo de rock formado em 2016 apresenta a turnê de seu último lançamento, o EP Humano. No repertório, muitas canções autorais inspiradas em bandas conhecidas do cenário nacional, como Charlie Brown Jr. e CPM 22. As principais influências da Insane Trip são o hardcore e o rock nacional, com letras que abordam críticas sociais e pessoais, além de muitos questionamentos sobre vários temas. A apresentação começa às 20h, na área de convivência. A entrada é livre e gratuita. O Sesc fica na Rua Tibiriçá, 50.

O Sesc também promove, na Biblioteca Sinhá Junqueira, uma oficina de customização de banquinhos com a temática geek. Promovida pela Eureka Criações, a oficina é gratuita, mas a participação é indicada apenas para maiores de 12 anos. As 15 vagas disponíveis serão distribuídas por meio de senhas. É recomendado que os interessados cheguem com 30 minutos de antecedência. A oficina terá duas turmas: das 14h às 17h e das 18h às 21h. A Biblioteca Sinhá Junqueira fica na Rua Duque de Caxias, 547, no Centro. A oficina antecede o @Geek, evento que acontece neste fim de semana e também é promovido pelo Sesc. Estão programadas apresentações, jogos e muito mais. As atividades têm acesso livre. Lembrando que o Sesc fica na Rua Tibiriçá, 50.

A Casa Belas Artes de Cinema tem na programação três novos filmes. Dirigido por Baz Luhrmann e lançado em 2001, Moulin Rouge – Amor em Vermelho apresenta Christian, um inocente poeta que se interessa pelo submundo de Paris na boate Moulin Rouge e se apaixona pela estrela da casa. O filme vai à telona às 14h e não é indicado para menores de 12 anos. Em seguida é a vez de The Old Way, dirigido por Brett Donowho e lançado em janeiro deste ano. No faroeste, Nicolas Cage interpreta Colton Briggs, um atirador aposentado que busca os assassinos de sua esposa. A sessão começa às 16h e o filme tem classificação indicativa de 12 anos. Por fim, Andança – Os Encontros e as Memórias de Beth Carvalho, de Pedro Bronz, chega à Casa Belas Artes com a trajetória artística da cantora carioca, uma das maiores referências do samba. O documentário traz Beth pelos lados artístico e passional, com seu ativismo político e o amor pelo Botafogo, seu time do coração. A sessão começa às 19h e tem classificação livre. Os ingressos para cada sessão custam R$ 40,00 a inteira e R$ 20,00 a meia-entrada, com pagamento apenas em dinheiro. A Casa Belas Artes de Cinema fica na Rua Conselheiro Dantas, 500, na Vila Tibério.

O CÉU das Artes recebe nesta sexta-feira (3/3), de manhã e à tarde, a peça infantojuvenil Mundo Sonha Mundo. O espetáculo busca provocar uma reflexão nos jovens sobre a reciclagem e a possibilidade de reaproveitar materiais de forma criativa. Para isso, a peça mostra a história de Pétala, uma jovem cientista que trabalha na construção de uma máquina do tempo. Ela viaja ao futuro e encontra montanhas de lixo por todos os lados. Mundo Sonha Mundo é gratuito, livre para todos os públicos e acontece amanhã em dois horários: às 10h30 e às 14h. O CÉU das Artes fica na Rua Benedicto Jacinto de Souza, 330, no Jardim Florestan Fernandes.

O projeto Viajando com as Histórias, que leva contação de histórias a escolas e parques municipais de Ribeirão Preto, teve seu primeiro encontro nesta quinta. A proposta é resgatar a arte de contar histórias, desenvolver a criatividade e a habilidade oral das crianças e dos adolescentes, além de promover a interação e a comunicação. Pela manhã, o projeto já passou pelo Centro Educacional Infantil Nair Manoelina, no Jardim João Rossi, e vai às 15h ao Centro Educacional Infantil Alaor Galvão César, na Avenida Pio XII, 280, na Vila Virgínia.

Na programação musical, a Cervejaria Invicta recebe o cantor Dan Castells. No repertório, Dan traz muito rock e pop rock a partir das 20h. Reservas de mesas podem ser feitas pelo número de WhatsApp (16) 99278-3901. A Invicta fica na Avenida do Café, 1.881.

O Bar do Chorinho traz uma noite com jazz. A casa recebe um quarteto formado por José Matsumoto, Danilo Paziani, Ricardo Bovo e Alexandre Peres. O bar abre às 17h e a música ao vivo começa às 19h30, com couvert de R$ 10,00. O Bar do Chorinho fica na Rua Daniel Kujawski, 588, no Jardim Macedo.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Hugo Luque, estagiário.