Dificuldades para utilizar smartphones? USP abre curso de letramento digital para 60+

Com duração de três meses, curso gratuito busca desenvolver autonomia de pessoas na terceira idade com as tecnologias; inscrições se encerram na próxima terça, dia 7

02/03/2023 - Publicado há 1 ano
Aulas serão gratuitas e presenciais, todas as quartas-feiras, no ICMC da USP – Foto: Assessoria de Comunicação/ICMC
+ Mais

Cientistas da USP buscam programar robôs que ajudem no bem-estar de idosos

As tecnologias são criadas apenas para atender gente jovem? Para um grupo de cientistas do Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) da USP em São Carlos, não. No entanto, nem sempre computadores, tablets e celulares são tão fáceis de manusear quanto parecem. A cada dia que passa, os sistemas operacionais evoluem, mas a acessibilidade para acompanhar essas mudanças é um desafio vivenciado pela população idosa.

Procurando oferecer autonomia tecnológica a esse público por meio do letramento digital, o ICMC desenvolveu o curso Práticas com Smartphones – Módulo Avançado. Gratuitas, as aulas ocorrem em formato presencial, todas as quartas-feiras, no instituto, a partir das 14 horas. Para participar, é necessário residir em São Carlos ou região, ter no mínimo 60 anos e possuir um celular com sistema Android – versão 8.0 ou superior. Os interessados devem se inscrever por meio deste link até a próxima terça-feira, dia 7, para ocupar uma das 30 vagas oferecidas.

Kamila Rios – Foto: Arquivo pessoal

As aulas terão duração de duas horas e se iniciam a partir do dia 15 de março, com encerramento previsto para o dia 28 de junho. Ao longo do curso, os estudantes terão a oportunidade de aprender sobre como manusear alguns aplicativos de comunicação, como Instagram e Gmail; de entretenimento, como YouTube e Spotify; de serviços, como  iFood e Uber; e de armazenamento, como o Google Drive. Haverá também aulas específicas sobre fakenews, compartilhamento e segurança em compras pela internet. Além dos conteúdos, as pessoas participantes terão horários reservados com um profissional da gerontologia, que dará orientações em relação à saúde.

Quem estará responsável pela coordenação do curso e ministrando os conteúdos é Kamila Rios, professora do ICMC no Departamento de Ciências da Computação. Ela também possui experiência em desenvolvimento e avaliação de interfaces de usuário relacionados à usabilidade e acessibilidade.

Saiba mais: kamila.rios@icmc.usp.br