Conselho Consultivo discute ações de inclusão social e de permanência estudantil

O encontro teve como convidado o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, que falou sobre sua experiência e atuação na área

30/09/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 03/10/2022 as 13:34
Esta foi a segunda reunião do Conselho realizada na gestão do reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e da vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Foi promovida, no dia 29 de setembro, uma reunião do Conselho Consultivo da USP, que tem entre suas atribuições as de apresentar subsídios para a fixação das diretrizes e da política geral da Universidade, opinar sobre assuntos que lhe forem submetidos pelo reitor e pelo Conselho Universitário e sobre o desempenho da Universidade.

Esta foi a segunda reunião do Conselho realizada na gestão do reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e da vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda. Este encontro foi dedicado para a discussão dos temas inclusão social e permanência estudantil e teve como convidado o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, que falou sobre sua experiência e atuação na área.

A pró-reitora de Inclusão e Pertencimento, Ana Lúcia Duarte Lanna, apresentou as ações que têm sido desenvolvidas desde a criação da Pró-Reitoria, em maio deste ano, como o lançamento do programa USP Diversa e a implementação da comissão de heteroidentificação no vestibular.

O Programa Unificado de Bolsas da USP foi o assunto abordado pelo pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Neira. O programa permite aos alunos auxiliarem professores da Universidade em projetos ligados ao ensino de graduação, pesquisa, cultura e extensão, recebendo uma bolsa. Segundo Neira, neste semestre, 3.460 projetos foram aprovados e quase 5.500 bolsas foram concedidas.

Também participaram da reunião o pró-reitor de Pós-Graduação, Márcio de Castro Silva Filho; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Paulo Nussenzveig; a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Marli Quadros Leite; a presidente do Conselho de Administração do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Maria Alice Setúbal; o engenheiro Pedro Wongtschowski; o secretário-executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Carlos Alves Moura; a ex-ministra de Administração e Reforma do Estado, Cláudia Costin; e o ex-secretário da Educação do Estado de São Paulo, José Renato Nalini.