USP e Tribunal de Contas desenvolverão pesquisas e atividades conjuntas

Pesquisadores da Universidade criarão modelos de inteligência artificial para apoiar a fiscalização e a prestação de serviços do Tribunal de Contas do Estado

25/08/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 29/08/2022 as 18:32
[A partir da esquerda] O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior (em pé); o superintendente jurídico, Fernando Facury Scaff; o presidente do TCESP, conselheiro Dimas Ramalho; e o diretor do ICMC, André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
A USP e o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) assinaram nesta quarta-feira, dia 24 de agosto, um acordo de cooperação acadêmica para o desenvolvimento de pesquisas e atividades acadêmicas e culturais.

“A Universidade mudou nos últimos anos. Se antes o importante era formar os alunos e produzir ciência, agora a sociedade exige também a inclusão, a orientação na resolução de problemas. Esse tem sido o foco na nossa gestão, tirar a Universidade da zona de conforto e estimular novas contribuições para a sociedade”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Entre as atividades previstas estão a realização de encontros de membros do TCESP com docentes e pesquisadores da USP para a elaboração de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação; a organização conjunta de cursos e eventos acadêmicos; e o intercâmbio de informações de interesse acadêmico.

Para o presidente do TCESP, conselheiro Dimas Ramalho, “assinar esse convênio, mais do que usar a inteligência artificial, é dizer para a sociedade o quão importante é a USP para o Tribunal de Contas. Nós queremos sempre estar próximos à Universidade, porque é o local do conhecimento e da ciência, que tem o potencial para nos ajudar a fazer um trabalho cada vez melhor. Estamos juntos, trabalhando pelo progresso de São Paulo e do Brasil”.

A cerimônia de assinatura foi realizada no Salão de Atos da Reitoria, no dia 24 de agosto – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Estavam presentes na cerimônia o superintendente jurídico, Fernando Facury Scaff, coordenador do acordo pela USP; o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Thiago Pinheiro Lima; o superintendente de Relações Institucionais, Heleno Taveira Torres; o procurador-geral da USP, Marcelo José Magalhães Bonizzi; o chefe de Gabinete, Arlindo Philippi Junior, entre outras autoridades da USP e do TCESP.

Inteligência artificial

Na cerimônia, também foi assinado um convênio para o desenvolvimento de soluções de inteligência artificial destinadas ao aperfeiçoamento acadêmico e ao aprimoramento da prestação de serviços do TCESP. As atividades previstas no documento serão executadas por meio do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP.

“Estamos muito satisfeitos com a oportunidade de mostrar as pesquisas feitas no instituto e que podem colaborar com o Estado de São Paulo”, afirmou o diretor do ICMC, André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho.

A proposta é desenvolver modelos matemáticos e criar ferramentas computacionais para apoiar as atividades de fiscalização, controle e tomada de decisão do Tribunal. Os pesquisadores atuarão em três grandes áreas de prestação de serviços: compras a partir de notas fiscais eletrônicas, que explorará grandes bases de dados de notas fiscais com o objetivo de identificar compras consideradas inusitadas; a avaliação de eficácia escolar, com o desenvolvimento de modelos de predição e identificação de fatores associados à eficácia escolar dentro da rede pública de ensino do Estado; e uma plataforma para identificar anomalias nas despesas públicas, aumentando a eficácia dos agentes fiscalizadores e aprimorando a gestão de recursos públicos.

O projeto é coordenado pelo professor do ICMC e diretor do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (Cemeai), José Alberto Cuminato.

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens