Curso da USP atualiza professores do ensino básico sobre metabolismo e obesidade

Curso é gratuito e on-line e conta com 400 vagas para professores e profissionais de todo o País; inscrições estão abertas até 8 de julho

23/06/2022 - Publicado há 2 anos

.
O Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP está com inscrições abertas para o curso Metabolismo e Obesidade: uma abordagem fisiológica. Gratuito e realizado a distância, o curso é destinado a professores do ensino fundamental e médio das redes pública e privada e profissionais das áreas de Ciências Naturais, Biologia, Ciências e Educação Física. As inscrições estão abertas até o dia 8 de julho pelo formulário on-line.

O curso, que está em sua décima oitava edição, tem o objetivo de atualizar o público-alvo com o que há de mais recente em seu campo, além de reintroduzir conceitos básicos. Os alunos de pós-graduação e graduação do ICB são os responsáveis por elaborar o material didático e ministrar as aulas.

As aulas estão organizadas em seis módulos, divididos em seis semanas. Além das videoaulas e dos conteúdos para leitura, os participantes realizam atividades e avaliações em tempo real com o professor, e têm acesso a um fórum pelo qual podem discutir o assunto da semana. O curso também tem uma parceria com outro projeto de extensão do ICB, o Biocientista Mirim, que orienta os professores sobre como abordar os assuntos em sala de aula.

As aulas incluem os temas: Introdução e conceitos de metabolismo; Digestão e absorção de carboidratos, proteínas e lipídeos; Micronutrientes e a regulação metabólica com a alimentação; Atividade física, dietas e controle fisiológico do apetite e saciedade; Doenças metabólicas; e Microbiota intestinal e epigenética na obesidade. Os participantes também aprendem sobre a relação da covid-19 com as doenças metabólicas; a aplicação de dietas no dia a dia, muitas vezes perigosas; e as respostas terapêuticas que a ciência tem dado para os problemas metabólicos.

São disponibilizadas 400 vagas para professores e profissionais de todo o País. O cronograma das aulas inclui aulas virtuais (de 15/8 a 19/9); atividade substitutiva virtual  (de 26/9 a 27/9); avaliação final virtual (10/10 a 11/10); e atividade final virtual e fórum (22/10 ou 23/10).

Mais informações e inscrições neste link. ou pelo e-mail  laffini@icb.usp.br.

Com informações da Acadêmica Agência de Comunicação e ICB USP