USP oferece curso gratuito de Python para processamento de linguagem natural

Para acompanhar as aulas, é necessário ter conhecimentos básicos de algoritmos e programação; inscrições vão até 20 de agosto

 25/07/2021 - Publicado há 2 meses  Atualizado: 03/08/2021 as 13:37
Foto: Pixabay-CC

.
Se você já tem conhecimentos básicos em computação, então pode se inscrever no curso Python para Processamento de Linguagem Natural, que será oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. São oferecidas 10 mil vagas gratuitas, e as inscrições estão abertas até dia 20 de agosto.

As aulas irão abordar os conceitos básicos de Processamento de Linguagem Natural (PLN) e também o conteúdo essencial da linguagem de programação Python. Será possível conhecer os pacotes especializados usados em PLN, como NLTK e spaCy, assim como algumas aplicações simples. Para acompanhar as aulas, é indispensável ter conhecimentos em algoritmos e programação.

O curso será realizado de forma inteiramente virtual e ocorrerá durante todo mês de setembro, às quartas-feiras, das 14 às 18 horas, com carga horária total de 20 horas. Os encontros serão ministrados ao vivo, mas ficarão disponíveis até o final do curso para quem precisar assistir em outro horário.

O público-alvo são alunos de graduação, de pós-graduação e profissionais com interesse na área de PLN. Haverá certificado de participação para aqueles que, ao final do curso, receberem nota mínima 7 na avaliação de conhecimentos.

Como participar

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo Sistema Apolo da USP, até as 23h59 do dia 20 de agosto, diretamente neste link. Não é necessário entrar no sistema com login e senha, basta preencher as informações solicitadas.

É muito importante preencher o e-mail corretamente, pois é pelo contato cadastrado que as pessoas selecionadas receberão informações sobre como acompanhar as aulas, que não ocorrem no Apolo, mas em outras plataformas como Google Meet ou Zoom.

Coordenado pelo professor Thiago Pardo, o curso será ministrado pelos pós-graduandos Rogério de Sousa e Roney Lira, todos vinculados ao ICMC.

Edição comemorativa

Na abertura do curso, dia 1º de setembro, às 14 horas, haverá uma mesa-redonda, aberta a todos os interessados, especialmente para abordar O passado e o futuro do Processamento de Linguagem Natural no Brasil. Participarão do evento, que será transmitido pelo canal ICMC TV no YouTube, especialistas do ICMC que estavam nos primórdios do desenvolvimento da área de pesquisa no Brasil.

.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC-USP

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.