Curso gratuito forma professores para ensinar astronomia

Professores do ensino fundamental I podem se inscrever até 10 de julho; as vagas são limitadas

03/07/2017 - Publicado há 7 anos
Curso é uma parceria do Instituto de Física e o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

.
Professores do ensino fundamental I podem participar, gratuitamente, de uma atualização a distância e presencial sobre Astronomia para Docência – Sistema Solar. O curso será oferecido pelo Instituto de Física (IF) e o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), ambos da USP.

São 40 vagas disponíveis e as inscrições devem ser feitas neste link até as 16 horas, do dia 10 de julho. O curso ocorrerá entre 2 de agosto e 5 de dezembro. Ele contém 15 tópicos, mais uma semana-aula de revisão geral e finalização dos trabalhos. Dessa forma, são 16 semanas-aula. Toda semana, há um encontro presencial de 3,5 horas e atividades a serem realizadas em ambiente virtual, correspondendo a cinco horas.

A frequência mínima para aprovação é de 85% do total das atividades do curso. Cada semana-aula produz duas aferições de frequência, uma virtual e outra presencial.  No total, o curso gera 32 aferições de frequência (16 presenciais e 16 a distância), das quais o professor precisa ter participação completa em no mínimo 27 para ser considerado aprovado, ou seja, frequência mínima de 85% no total das atividades e média de notas superior ou igual a 7,0 nas atividades avaliativas.

Foto: Marcos Santos / USP Imagens

.
Não há tutores. São professores da USP que ministrarão o curso. O esclarecimento de dúvidas, correções e feedbacks serão dados pelos docentes, on-line e presencialmente.

O aprendizado é intensificado por meio da capacitação de professores nos conceitos científicos e em estratégias de ensino e diagnóstico das dificuldades dos alunos, utilizando tecnologias de informação e comunicação, e material produzido inteiramente por profissionais na área científica e de ensino de ciências com esse objetivo.

A equipe docente é composta de um coordenador pedagógico (da área de ensino de ciências e formação de professores) e coordenadores e consultores de conteúdo (com conhecimento aprofundado em astronomia e astrofísica), todos pertencentes à USP.

A iniciativa, segundo a coordenadora do curso professora Anne Scarinci, do Departamento de Física Experimental do IF, já está indo para a sua 7ª edição e, neste ano, a prioridade será a complementação da formação dos professores do ensino fundamental I. Para ela, “a demanda por um curso introdutório de astronomia apresentada pelos professores das séries iniciais era muito grande e resolvemos priorizá-los desta vez”.

Curso Astronomia para Docência – Sistema Solar
Local: Instituto de Física da USP
Endereço: Rua do Matão, 1.371, Cidade Universitária, São Paulo.
Período de realização: 2/8/2017 a 5/12/2017
Informações e inscrições: http://portal.if.usp.br/extensao/pt-br/sistema-solar