Edital da Fapesp atrai pesquisadores em áreas de risco para o Brasil

Glauco Arbix comemora a iniciativa, que considera importante para as universidades brasileiras e para o Brasil e que combina solidariedade e defesa da ciência

 12/04/2022 - Publicado há 2 anos

Logo da Rádio USP

A Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) abriu um edital para atrair – e para abrigar – pesquisadores que vivem em áreas de risco, como, por exemplo, é o caso daqueles que atualmente atuam na Ucrânia, invadida pela Rússia. Com isso, no entender de Glauco Arbix, a Fapesp combina solidariedade e defesa da ciência, abrindo a possibilidade de trazer pesquisadores de fora do país para cá. A convocação vale para todas as áreas de pesquisa. “É uma atitude excelente, uma iniciativa extremamente importante para as universidades brasileiras e para o Brasil e, evidentemente, para a Ucrânia”, afirma o colunista.

De resto, Arbix lembra que não é a primeira vez que a Fapesp toma esse tipo de atitude, pois o mesmo aconteceu nos anos 1990, quando a antiga União Soviética implodiu e “houve uma espécie de diáspora de cientistas brilhantes, matemáticos, físicos, químicos que vieram para o Brasil, para as universidades federais, inclusive aqui no Estado de São Paulo, para a USP”. Ele reafirma que o Brasil e a ciência só tendem a ganhar com isso. A ciência, diz o colunista, não tem fronteiras, “ela precisa dessa integração”.  Ainda segundo Arbix, essa combinação entre solidariedade e ciência é mais do que bem- vinda num país tão carente quanto o Brasil.


Observatório da Inovação
A coluna Observatório da Inovação, com o professor Glauco Arbix, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.