No dia 19 de abril, USP promove evento em prol de refugiados indígenas venezuelanos em situação de vulnerabilidade

Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto está recebendo doações de alimentos e produtos de higiene e limpeza para as atividades que levarão as técnicas de escovação e a importância da higiene bucal para essa população

 12/04/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 13/05/2022 as 11:58
Por

No próximo dia 19, a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP promoverá atividades para as crianças, de 6 meses a 12 anos, filhos de refugiados indígenas venezuelanos que vivem em situação de vulnerabilidade na cidade. 

Os professores da Universidade, juntamente com alunos da graduação e pós-graduação, vão ensinar técnicas de escovação, conversar sobre a importância da higiene bucal e distribuir escovas e pastas dentais, além de realizar uma triagem das crianças para saber a real condição de saúde bucal dessa população. Após a regulação da Secretaria Municipal de Saúde, as crianças serão amparadas com atendimentos odontológicos na própria unidade USP. 

Em preparação para o evento, a Universidade está recebendo doações de alimentos (farinha de trigo, goma de tapioca, macarrão, arroz e flocão de milho), produtos de higiene (sabonete, shampoo, condicionador, creme dental e escovas de dente para adultos), fraldas infantis (“P” e “M”) e produtos de limpeza (água sanitária, desinfetante e saco de lixo 50 l). 

As doações serão recebidas até o dia 18 de abril na Clínica de Pacientes Especiais e na sala da Assistência Social da Forp, Avenida do Café, s/nº, Campus da USP em Ribeirão Preto. Para auxiliar os indígenas a melhorar sua qualidade de vida, as doações feitas à Universidade nesse período serão direcionadas aos cerca de 50 indígenas da etnia Warao que residem na cidade, dos quais 20 são crianças.

O evento é coordenado pela professora da Forp Kranya Diaz Serrano, venezuelana e especialista em odontopediatria, em parceria com o Instituto Ampare e com a Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.