Brasil pode se tornar vulnerável com atual política do comércio exterior

Segundo Rubens Barbosa, os dados mostram um maior foco das exportações brasileiras em alguns mercados e a crescente concentração em poucos produtos

 27/10/2020 - Publicado há 3 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Diplomacia e Interesse Nacional desta semana, o embaixador Rubens Barbosa discute os dados recentes divulgados pelo governo federal sobre o comércio exterior brasileiro. Segundo o colunista, os dados mostram uma crescente concentração das exportações brasileiras para alguns mercados e a crescente concentração em poucos produtos, como a soja, minério de ferro e óleos brutos de petróleo. “Essa tendência é importante mas é preocupante, porque deixa o Brasil vulnerável a variações importantes do mercado internacional.”

No caso dos mercados que absorvem produtos brasileiros, a Ásia absorveu de janeiro a setembro deste ano mais de US$ 76 bilhões, o que representou mais de 48% do total exportado. Em relação ao continente americano, a exportação cresceu quase 11%, enquanto o total embarcado pelo Brasil caiu 7%, segundo a Secretaria de Comércio Exterior. A Coreia do Sul também aumentou 6% em relação a igual período e a exportação brasileira para outros países, como Japão e Índia, caiu significativamente: 23% em relação ao Japão e 10% em relação à Índia. 

Já a participação do Mercosul no total das exportações brasileiras tem caído no decorrer da última década. Em 2010, o bloco consumia 11% das exportações do Brasil de janeiro a setembro. Gradualmente, em virtude da crise econômica, sobretudo da Argentina, as exportações brasileiras têm caído, o que afetou o comportamento do Mercosul. Neste ano, a fatia de exportação brasileira para a Argentina ficou reduzida a 3,8% e para o Mercosul em 5,5%, de janeiro a setembro. Para o lado da importação, o colunista indica que “há movimentos no sentido de aumentar a produção de trigo, sobretudo no norte do Cerrado, o que vai diminuir significativamente, a médio prazo, as importações desse produto. O Brasil importa 60% de tudo que consome e isso representa um pesado ônus na nossa pauta de importação”.

Ouça a coluna na íntegra pelo player acima.


Diplomacia e Interesse Nacional
A coluna Diplomacia e Interesse Nacional, com o professor Rubens Barbosa, no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.