Os 50 anos da primeira grande conferência da ONU sobre meio ambiente

Num ano de muitas comemorações, José Eli da Veiga destaca o cinquentenário da conferência de Estocolmo, na Suécia

03/02/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 14/03/2022 as 16:47

Logo da Rádio USP

Para o professor José Eli da Veiga, aquela primeira grande reunião sobre meio ambiente promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) foi um marco! “Grande parte da consciência ambiental global começou nos debates que levaram à conferência, em Estocolmo, na Suécia”, salienta o colunista. De acordo com o professor, o que se comemora na verdade são os 50 anos dos debates sobre essa noção de sustentabilidade. Eli da Veiga também lembra que, após Estocolmo, aconteceu a Rio-92, que teve lugar no Rio de Janeiro em 1992.

Segundo Eli da Veiga, uma forma de comemorar esses 50 anos de debates sobre a sustentabilidade deverá ocorrer em março. Trata-se de uma iniciativa conjunta do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS), da Universidade de Brasília (UnB), e do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. “Estamos articulando. Em princípio teremos três sessões on-line de debates separadas”, antecipa o colunista. “Uma sobre a sustentabilidade em geral, outra sobre o desenvolvimento sustentável e a terceira, no IEA, sobre as bases científicas da sustentabilidade.”

Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção na Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.