Prossegue no IEA o ciclo “Conversas sobre a Teoria Darwiniana”

Segundo encontro terá a presença do filósofo e professor da Universidade de Brasilia (UnB) Paulo Abrantes

 31/03/2022 - Publicado há 3 meses
Por

Na próxima quarta-feira, 6 de abril, a partir das 15 horas, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP realizará o segundo encontro on-line do ciclo Conversas sobre a Teoria Darwiniana. Desta vez, o convidado será o filósofo e professor da Universidade de Brasília (UnB), Paulo Abrantes. “Trata-se de um dos raros filósofos brasileiros que, há pelo menos 20 anos, se interessam pela Teoria Darwiniana”, diz o professor José Eli da Veiga.

Abrantes começou como físico e depois foi para a filosofia da ciência. “E isso tudo antes do final dos anos 1990, quando ele se debruçou sobre a obra de Darwin”, lembra o colunista. Por ser profundo conhecedor do tema, Paulo Abrantes foi convidado a ministrar aulas no Departamento de Ciências Biológicas da UnB. “Ele ministrava cursos tanto na Biologia quanto na Filosofia”, destaca Eli da Veiga. “Estamos convidando para esse ciclo pesquisadores que, em algum momento, se interessaram e se dedicaram à obra de Darwin”, lembra o colunista. Além de Abrantes, para os próximos encontros serão convidados, entre outros, uma economista, um profissional da área de Direito Constitucional e um antropólogo. O encontro desta quarta-feira poderá ser acompanhado no endereço http://www.iea.usp.br/aovivo.


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar toda quinta-feira às 8h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.