Escola de pesquisadores explica como trabalhar no “estado da arte” da vida científica

Promovido pela USP São Carlos, curso terá programação voltada para desenvolver, aprimorar e consolidar as habilidades necessárias à vida de cientista em pesquisa básica e aplicada

10/11/2021 - Publicado há 2 anos
Curso é dirigido a pesquisadores de todas as áreas do conhecimento – Foto: 123RF

.
O que levar em consideração ao escrever relatórios de patentes? Como funciona o processo de editoria em uma revista científica? De que forma posso promover meu artigo? Estas preocupações comuns de quem se dedica à vida como cientista serão trabalhadas durante a Escola de Pesquisadores da USP, que acontecerá de 30 de novembro a 2 de dezembro no formato on-line.

Em sua quinta edição, o evento terá palestras e minicursos que buscam ajudar os participantes a aprimorar as habilidades exigidas à realização de pesquisa básica e aplicada em todas as áreas do conhecimento. A inscrição é gratuita e os interessados devem preencher o formulário neste link.

Segundo a organização do evento, espera-se que o curso contribua para “a formação de pesquisadores de alto nível, treinados para reconhecer e atuar no estado da arte em suas áreas, e que possam gerar conhecimento e inovação relevantes para a sociedade, além de propagarem seus conhecimentos na formação de recursos humanos altamente capacitados e especializados”.

O público-alvo são alunos de pós-graduação, pós-doutorado, técnicos de nível superior, professores e pesquisadores. Serão três os temas em destaque: Projeto, Metodologia e Escrita Científica.

A programação tem destaque para os temas: Organização de estratégias de pesquisa para o desenvolvimento sustentável, Como escrever artigos de alto impacto: da ideia à publicação, Perfis acadêmicos em plataformas digitais e rede social acadêmica, Plano de gestão de dados e as publicações científicas, O NILC e as ferramentas de auxílio à escrita científica, Como encontrar a melhor revista para publicar o seu artigo, Utilizando a Web of Science para fazer levantamentos bibliográficos e análises bibliométricas, e Revisões Sistemáticas: evidenciando a evidência.

Entre os palestrantes estão o pró-reitor de pesquisa da USP Sylvio Canuto; os professores da USP São Carlos Valtencir Zucolotto, Vanderlei Salvador Bagnato e Osvaldo Novais de Oliveira Junior; Carlos Henrique de Brito Cruz, vice-presidente de redes de pesquisa na Elsevier; André Brunoni, da Faculdade de Medicina da USP; além de profissionais das áreas de gestão de dados e publicações científicas.

O evento conta ainda com apresentação do Coral USP e sorteios de brindes.

A organização é do Portal da Escrita Científica da USP, projeto que tem como objetivo auxiliar na formação de pesquisadores de alto nível com minicursos, materiais de apoio e videoaulas. A iniciativa também conta com apoio do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e da Springer, editora que é líder global de publicações em Ciência, Tecnologia & Medicina.

Saiba mais no site escoladepesquisadores.sc.usp.br/5, no Facebook e pelo e-mail escoladepesquisadores@sc.usp.br.

.