Nesta edição da coluna Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha fala sobre o Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro. Segundo Rocha, embora essa profissão tenha se iniciado de forma precária e com conhecimentos limitados, evoluiu ao longo da trajetória humana, como o “ganhar da escrita, da linguagem apreendida”, que também foram registrados nos “avanços da medicina”. Descobertas nas áreas de química e física também revolucionaram a área médica, diz o professor.
Já o futuro da profissão, acredita Rocha, reserva alguns desafios para os médicos devido às mudanças nos ecossistemas, que possuem recursos limitados. Dentro desses desafios, ele também considera a “exposição humana a agentes que produzem doenças e que agora estão mais adaptados”, como, por exemplo, a pandemia da covid-19, microrganismos selecionados e diversos agentes químicos. “Mesmo assim, com os avanços na tecnologia, como atendimentos remotos, podem aparecer novas possibilidades”, garante o especialista.
Ao final da conversa, Rocha homenageia o médico Gutemberg de Melo Rocha, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, que faleceu aos 82 anos, no dia 26 de setembro.
Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.
.