Futuro da Medicina é de desafios, mas avanços tecnológicos abrem novas possibilidades

Neste mês de comemoração ao Dia do Médico, o professor Eduardo Rocha aborda o início e a trajetória da profissão e faz homenagem ao médico Gutemberg de Melo Rocha, que morreu no mês passado

 27/10/2021 - Publicado há 1 mês

Nesta edição da coluna Fique de Olho, o professor Eduardo Rocha fala sobre o Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro. Segundo Rocha, embora essa profissão tenha se iniciado de forma precária e com conhecimentos limitados, evoluiu ao longo da trajetória humana, como o “ganhar da escrita, da linguagem apreendida”, que também foram registrados nos “avanços da medicina”. Descobertas nas áreas de química e física também revolucionaram a área médica, diz o professor.

Já o futuro da profissão, acredita Rocha, reserva alguns desafios para os médicos devido às mudanças nos ecossistemas, que possuem recursos limitados. Dentro desses desafios, ele também considera a “exposição humana a agentes que produzem doenças e que agora estão mais adaptados”, como, por exemplo, a pandemia da covid-19, microrganismos selecionados e diversos agentes químicos. “Mesmo assim, com os avanços na tecnologia, como atendimentos remotos, podem aparecer novas possibilidades”, garante o especialista. 

Ao final da conversa, Rocha homenageia o médico Gutemberg de Melo Rocha, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, que faleceu aos 82 anos, no dia 26 de setembro.


Fique de Olho
A coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha, vai ao ar toda quarta-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.