Ação da USP com o Sesc arrecada mais de duas toneladas de alimentos

06/10/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 13/10/2021 as 10:26
Foi montada uma tenda na Praça do Relógio Social para a arrecadação dos alimentos – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A Ação Contra a Fome e pela Cidadania, promovida pela USP, por meio do Programa USP Municípios e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, e o Sesc São Paulo arrecadaram mais de duas toneladas de alimentos não perecíveis, no último sábado, dia 2 de outubro, na Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira”, em São Paulo.

Os alimentos serão direcionados a entidades cadastradas no Mesa Brasil, programa criado há 26 anos pelo Sesc São Paulo. Desde o início da pandemia, de março de 2020 a abril de 2021, o programa coletou, selecionou, transportou e distribuiu mais de 8,2 mil toneladas de alimentos e 520 toneladas de produtos de higiene e limpeza.

“Hoje estamos passando por uma dificuldade muito grande no país, com mais de 14 milhões de desempregados,  e há a necessidade, por conta da crise sanitária, de que todos colaborem para que possamos sair desse processo que é muito doloroso para todos. A USP já desenvolve vários projetos que atuam junto às comunidades e, nesse sentido, a parceria com o Sesc é essencial, pois estamos trabalhando em conjunto para o bem da sociedade”, afirmou o vice-reitor da USP e coordenador do Programa USP Municípios, Antonio Carlos Hernandes.

No sábado também foram promovidas ações do projeto USP na Comunidade, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, que tem o objetivo de levar ações desenvolvidas por pesquisadores, alunos e servidores da Universidade para toda a população do Estado de São Paulo.

A unidade móvel Saúde e Ciência ofereceu oficinas de biossegurança, orientação com profissionais de saúde, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C e covid-19, além de aferição de pressão e glicemia, exibição de vídeos e distribuição de material educativo – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Por meio das recém-lançadas unidades móveis Saúde e Ciência e Cultura e Educação, equipadas com salas de aula e telas de projeção para apresentações externas, o projeto USP na Comunidade ofereceu programação e atividades gratuitas à população de todas as idades. Além das estruturas móveis, as atividades contaram com tendas de apoio.

A unidade móvel Saúde e Ciência ofereceu oficinas de biossegurança, orientação com profissionais de saúde, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C e covid-19, além de aferição de pressão e glicemia, exibição de vídeos e distribuição de material educativo. Já a carreta Cultura e Educação promoveu atividades do projeto Matemateca, que tem exposição interativa e lúdica com parte do acervo do Instituto de Matemática e Estatística (IME), provocando a curiosidade dos visitantes a partir de peças criativas e desafiantes.