Teses sobre Independência e Modernismo são lançadas em livro

Promovido pela Biblioteca Brasiliana da USP, lançamento acontece nesta terça-feira, dia 28, às 14h30, via Youtube

 27/09/2021 - Publicado há 3 anos
Os livros que serão lançados nesta terça-feira – Foto: Divulgação/BBM

Nesta terça-feira, dia 28, às 14h30, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP vai promover o lançamento em livro das duas teses ganhadoras do Prêmio 3 vezes 22: Bicentenário da Independência e Centenário da Semana de Arte Moderna, com transmissão ao vivo pelo canal da BBM no Youtube.

Um dos livros a serem lançados é Temporalização dos Discursos Políticos no Processo de Independência do Brasil, de Rafael Fanni, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. No livro, Fanni se apoia na imprensa periódica e panfletária do Rio de Janeiro do período a fim de investigar “os conceitos, as linguagens, metáforas e expressões conformadoras de uma tessitura linguística na qual o tempo histórico era o eixo de performances discursivas com importantes consequências políticas”, de acordo com comunicado da biblioteca.

O outro livro, de autoria de Helaine Nolasco Queiroz, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é O Dilema Cosmopolita Versus Nacional nas Vanguardas Latino-Americanas: Uma Comparação Entre a Revista Martín Fierro e a Revista de Antropofagia (1924–1929). “Buscando semelhanças e diferenças entre os dois periódicos, seu estudo se depara com o que considera um dilema latino-americano: a tensão entre olhares ao mesmo tempo valorizadores da insularidade nacional e voltados para o estrangeiro.”

As obras compõem a Coleção 3×22, um projeto da BBM que pretende difundir a produção intelectual contemporânea, explorando novas temáticas e narrativas que evocam outras perspectivas para a compreensão do nacional.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal da BBM no Youtube, com mediação do professor e coordenador do 3×22 Alexandre Macchione Saes e do editor Plinio Martins Filho. Os livros estarão disponíveis no formato PDF no site da biblioteca.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.