O mundo vê o Brasil com admiração e decepção

Há 200 anos, Independência deu origem a um País gigante, mas marcado por injustiças sociais permanentes

 07/09/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 08/09/2022 as 8:19
Por

Duzentos anos depois da Independência política, o Brasil é visto pelos outros países do mundo com um misto de admiração e de decepção. A admiração é despertada pelo gigantismo territorial do País, pela grandiosidade do seu ambiente natural e pela riqueza cultural representada pela sua população numerosa e diversa. Já a decepção decorre da percepção do atraso que respalda a manutenção da pobreza e da concentração da renda e as políticas de degradação ambiental, numa situação de violência social extrema.

É o que diz o professor Pedro Dallari em sua coluna desta semana. “A independência do Brasil deu origem a um País territorialmente gigante, com uma população que veio a crescer de maneira intensa e rápida ao longo dos 200 anos seguintes”, destaca Dallari. “Mas também a um País marcado por injustiças sociais gritantes e permanentes, que fizeram com que fosse um dos últimos do mundo a abolir a escravidão e que até os dias atuais ostenta péssimos indicadores de qualidade de vida, piores do que os da grande maioria dos demais países da América Latina.”

Dallari lembra que o “Patriarca da Independência”, o santista José Bonifácio, utilizou sua enorme cultura para orientar o processo de separação política. Ele buscou preservar a unidade territorial e administrativa da nova nação e, ao mesmo tempo, promover profundas mudanças na organização social brasileira herdada de Portugal, inclusive com a abolição do trabalho escravo, na melhor tradição do Iluminismo europeu. “Se obteve êxito no seu propósito de evitar a fragmentação territorial do Brasil, José Bonifácio foi derrotado no objetivo de promover mudanças na sociedade da época”, afirma Dallari. “Realmente, a manutenção da família Bragança, a que pertencia Pedro I, contribuiu, como queria o Patriarca, para garantir a integridade do território, mas acabou também por preservar uma ordem política extremamente conservadora e contrária a qualquer transformação na estrutura econômica e social do novo País.”


Globalização e Cidadania
A coluna Globalização e Cidadania, com o professor Pedro Dallari, vai ao ar quinzenalmente, quarta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.