Pesquisa avalia canabidiol no tratamento de pacientes com covid longa

Segundo Edimar Bocchi, o medicamento já foi testado em quadros semelhantes e pode contribuir com o tratamento dos sintomas, que permanecem mesmo após a alta da covid-19

 22/09/2021 - Publicado há 3 anos
O uso do CBD conseguiu barrar a progressão da epilepsia em modelo animal. Crédito: Pixabay
O estudo avaliará a resposta do canabidiol (CBD) na comparação com placebo em cerca de 300 pacientes ao longo de três meses – Crédito: Pixabay
Logo da Rádio USP

Mesmo depois de receberem alta da covid-19, algumas pessoas continuam com complicações em diversos órgãos e funções corporais e precisam de acompanhamento contínuo. Uma pesquisa sobre o uso de canabidiol medicinal nesses pacientes com covid longa está prestes a iniciar a fase 3, de testes em voluntários humanos.

Segundo o coordenador do estudo, Edimar Bocchi, professor da Pós-Graduação da Faculdade de Medicina (FM) da USP e cardiologista do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas, inicialmente o foco da pesquisa era pacientes com insuficiência cardíaca. “Com o estudo das propriedades dessa medicação, nós também tivemos interesse em testar em várias outras circunstâncias cardiológicas”, afirma Bocchi ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição.

A pesquisa relacionada à covid longa está em fase de análise nas comissões de ética. O estudo avaliará a resposta do canabidiol  na comparação com placebo em cerca de 300 pacientes ao longo de três meses. “Os pacientes selecionados terão que apresentar um comprometimento importante da qualidade de vida pelos sintomas pós-covid ou um comprometimento da capacidade de exercício.” A previsão é que os voluntários sejam selecionados a partir de novembro.

De acordo com o professor, o medicamento já foi testado com sucesso em outras condições que apresentam algumas semelhanças com a covid longa, como dor crônica e pós-câncer. Dessa forma, as expectativas dos pesquisadores para a eficácia do tratamento são altas.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.