Museu do Ipiranga inaugura mirante para público acompanhar obras de ampliação e restauro

Observatório da Obra também vai mostrar vídeos e painéis com os marcos da obra; Drive-Thru Solidário fará coleta de alimentos não perecíveis destinados à doação

 24/06/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 06/09/2022 as 16:40
Foto: Helio Nobre/MP

.
Enquanto a inauguração do Novo Museu do Ipiranga, marcada para setembro de 2022, não acontece, a partir de sábado, dia 26 de junho, o público que desejar acompanhar mais de perto o progresso das obras e todo o processo de restauração e ampliação do edifício-monumento terá acesso gratuito ao Observatório da Obra.

O espaço, que ocupa o mezanino do Parque da Independência, terá área externa dedicada a painéis com marcos da reforma e mirante para o canteiro de obras, e estará aberto ao público com horário de funcionamento das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, sob agendamento prévio no site da Sympla, a partir do dia 24. A entrada para o mirante deve ser feita exclusivamente pelo portão da Rua Xavier de Almeida. 

+ Mais

Museu do Ipiranga está com 70% das obras de restauro do edifício-monumento concluídas

O Observatório da Obra é um pavilhão de dois andares e 60m², e está instalado no local que oferece a melhor vista para o edifício do museu. No primeiro andar, coberto, TVs exibem os vídeos da série Diário da Obra, mostrando aos visitantes todos os avanços do projeto de recuperação do museu, desde o início até o estágio atual da obra.

Do mirante, os visitantes têm uma visão privilegiada de toda a frente do canteiro de obras, conseguindo ver as ações de ampliação e construção da nova entrada do Museu do Ipiranga. A ação tem como objetivo manter a sociedade informada sobre o andamento do projeto e cultivar o relacionamento com o público, oferecendo uma nova maneira de os visitantes acompanharem o dia a dia dos trabalhos com segurança. A visita inclui, ainda, uma área externa dedicada a painéis que abordam os marcos da obra e todo o processo construtivo realizado. 

Localização do Observatório – Foto: Helio Nobre/MP

.

Todo o espaço do pavilhão, assim como o conteúdo exposto, será completamente acessível. As ações de acessibilidade incluem o uso de Libras e dispositivos de audiodescrição. A proposta reflete a política do Novo Museu do Ipiranga, que pretende ter mecanismos de acessibilidade para as diferentes necessidades especiais dos visitantes.

A abertura do Observatório da Obra segue as mesmas recomendações de segurança, em relação ao controle da disseminação da covid-19, que são adotadas pela Universidade de São Paulo, instituição à qual o museu pertence.

Confira a entrevista do professor Amâncio Jorge de Oliveira​, vice-diretor do Museu Paulista, ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, para falar sobre as ações no Museu do Ipiranga:
.


.

Drive-Thru Solidário

No mesmo dia da inauguração, o Museu do Ipiranga, o Sesc São Paulo e o Senac organizam, entre 9 e 17 horas, um Drive-Thru Solidário para coleta de alimentos não perecíveis destinados à doação, com entrega em esquema de comboio, pela Rua dos Patriotas, em frente à entrada para o jardim do museu.

Dentro da Ação Urgente contra a Fome, a iniciativa do programa Mesa Brasil disponibilizará uma tenda para coleta de doações de alimentos não perecíveis da cesta básica, como arroz, feijão, leite em pó e enlatados. Funcionários do museu e do Sesc estarão à disposição para receber as doações. Para participar, use máscara. 

Serviço 

Observatório da Obra do Novo Museu do Ipiranga
Inauguração: 26 de junho
Entrada: gratuita (chegada pelo portão da Rua Xavier de Almeida – acesso pelo parque está em obras)..
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 18h

O agendamento das visitas deve ser feito neste link, no site da Sympla.

Texto: Assessoria de Imprensa do Museu do Ipiranga


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.