Comprometa-se a parar de fumar durante a pandemia

Esse é o lema da campanha lançada pela Organização Mundial da Saúde no mês em que se comemora o Dia Mundial Sem Tabaco

 11/05/2021 - Publicado há 3 anos
Por

O mês de maio é o mês sem tabaco. O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. E a OMS lançou uma campanha mundial em 2021: Comprometa-se a Parar de Fumar Durante a Covid-19. Esse é o novo compromisso da campanha mundial.

A pandemia de covid-19 levou milhões de usuários de tabaco a quererem largar o cigarro. A campanha apoiará pelo menos 100 milhões de pessoas em uma tentativa de parar de fumar por meio de comunidades de fumantes.

A campanha Comprometa-se a Parar de Fumar Durante a Covid-19 ajudará a criar ambientes mais saudáveis, que conduzam ao abandono do tabaco, defendendo políticas fortes para a cessação do tabagismo, aumentando o acesso aos serviços de cessação e a conscientização sobre as táticas da indústria do tabaco e capacitando os usuários de tabaco a tentarem, de forma bem-sucedida, parar de fumar por meio de iniciativas Quit & Win.

Em todo o mundo, cerca de 780 milhões de pessoas dizem querer parar de fumar, mas apenas 30% delas têm acesso às ferramentas necessárias. Cerca de 8 milhões de pessoas morrem por ano por causa do tabagismo, segundo a OMS.


Dr. Bartô e os Doutores da Saúde
A coluna Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, com o professor João Paulo Lotufo, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.