O mês de maio é o mês sem tabaco. O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. E a OMS lançou uma campanha mundial em 2021: Comprometa-se a Parar de Fumar Durante a Covid-19. Esse é o novo compromisso da campanha mundial.
A pandemia de covid-19 levou milhões de usuários de tabaco a quererem largar o cigarro. A campanha apoiará pelo menos 100 milhões de pessoas em uma tentativa de parar de fumar por meio de comunidades de fumantes.
A campanha Comprometa-se a Parar de Fumar Durante a Covid-19 ajudará a criar ambientes mais saudáveis, que conduzam ao abandono do tabaco, defendendo políticas fortes para a cessação do tabagismo, aumentando o acesso aos serviços de cessação e a conscientização sobre as táticas da indústria do tabaco e capacitando os usuários de tabaco a tentarem, de forma bem-sucedida, parar de fumar por meio de iniciativas Quit & Win.
Em todo o mundo, cerca de 780 milhões de pessoas dizem querer parar de fumar, mas apenas 30% delas têm acesso às ferramentas necessárias. Cerca de 8 milhões de pessoas morrem por ano por causa do tabagismo, segundo a OMS.
Dr. Bartô e os Doutores da Saúde
A coluna Dr. Bartô e os Doutores da Saúde, com o professor João Paulo Lotufo, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 9h, na Rádio USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.