Evento avalia como desordens psicológicas podem ser estudadas no contexto de pandemias

Ciclo de palestras gratuitas promovido pela USP em Ribeirão Preto acontece entre os dias 10 e 14 de maio, com transmissão on-line pela internet

29/04/2021 - Publicado há 3 anos

.

Por Que Estudar a Psicologia das Pandemias? O caso da covid-19: um experimento natural globalizado é o nome do evento que vai apresentar um conjunto de palestras analíticas sobre como processos psicológicos básicos e as desordens psicológicas podem ser estudados no contexto de pandemias. Promovido pelo Laboratório Virtual de Neuropsicometria Afetiva, Cognitiva e Comportamental (LAVINACC), sediado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, o evento é gratuito e será on-line entre os dias 10 e 14 de maio, das 19 às 21 horas, com exceção ao dia 11, quando será transmitido entre 17 e 19 horas, devido ao fuso horário de Portugal. A inscrição pode ser feita no formulário on-line e os cadastrados receberão o link para acompanhar a transmissão.

Segundo os organizadores, a pandemia de covid-19 atingiu o mundo inteiro e gerou implicações socioeconômicas em diversas nações. Por outro lado, o surto pandêmico tem agravado a saúde mental de muitas pessoas. “A pandemia também transformou o mundo em um grande laboratório para pesquisadores, que buscam demonstrar como esses processos e desordens psicológicas integram um mesmo ambiente globalizado, apesar de possuírem características culturais, econômicas e escolásticas muito diferentes”, avaliam.

Os pesquisadores vão debater o estudo dos processos psicológicos básicos, que incluem respostas afetivas, cognitivas, emocionais, motivacionais, sociais, violência doméstica, desigualdades, liderança, controle comportamental, e desordens psicológicas, comportamentais e psiquiátricas, no contexto da atual pandemia de covid-19.

Entre os palestrantes confirmados estão Laércia Vasconcelos, da Universidade de Brasília (UnB); Alberto Abad, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Luis Antonio Monteiro, Universidade Católica de Petrópolis (UCP); Joaquim Rossini, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Francisco Cardoso, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Portugal (Utad); e José Aparecido da Silva, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.

Inscrição: formulário on-line

LAVINACC

É um grupo de cooperação em pesquisa composto de pesquisadores de diferentes universidades do Brasil, que participam de programas de pós-graduação cadastrados e avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O laboratório foi fundado em abril de 2020, no início da pandemia de covid-19, pelo professor José Aparecido da Silva, com objetivos variados para planejar e elaborar instrumentos para avaliar e mensurar constructos e atributos psicológicos, individuais ou coletivos, virtualmente. Embora recente, o LAVINACC alcançou, ao longo da pandemia, uma grande visibilidade com artigos publicados e referenciados na literatura internacional.