Boletim na internet ensina astronomia e ajuda a inovar nas aulas de ciências

Boletim “Dia e Noite com as Estrelas”, produzido por alunos do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, traz temas atuais da astronomia em forma de notícia

22/04/2021 - Publicado há 3 anos
Boletim Dia e Noite com as Estrelas aborda a mudança das estações – Arte sobre foto: Dia e Noite com as Estrelas

.

Do Carnaval à festa de São João, diversas tradições estão relacionadas às mudanças das estações do ano (primavera, verão, outono e inverno). A Páscoa, por exemplo, ocorre no primeiro domingo depois da primeira lua cheia após o equinócio de primavera no Hemisfério Norte. Com a chegada do outono no Brasil, a quinta edição do boletim Dia e Noite com as Estrelas aborda esses fenômenos climáticos e as suas relações com as tradições populares.

O boletim é produzido mensalmente por estudantes da USP do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), do Instituto de Física (IF) e da Escola de Comunicações e Artes (ECA), todos atuando com a coordenação de Ramachrisna Teixeira e colaboração de Roberto Boczko, ambos professores do IAG. O projeto ainda tem parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O objetivo é divulgar de forma interessante e fácil de entender os conhecimentos da astronomia para estudantes do ensino básico e público em geral. Além do formato diferente dos materiais didáticos, o boletim traz questões atuais em forma de notícias que podem ajudar a inovar nas aulas de ciências.

No quinto número, por exemplo, a publicação explica o que são os solstícios e equinócios e quais são as relações das mudanças da estação com a temperatura da Terra. De maneira didática, o material também traz curiosidades sobre o comportamento do Sol durante o equinócio de outono, quando o astro nasce mais ao norte.

+ Mais

“Dia e Noite com as Estrelas” traz as últimas notícias do espaço intergalático

Na parte de notícias, o boletim destaca a chegada do Perseverance a Marte, o robô da Nasa que realizou recentemente o primeiro voo na superfície do planeta vermelho e o quanto isso tem a contribuir nos estudos científicos. Acesse a versão digital do boletim neste link.

Lançado em 2020, o Dia e Noite com as Estrelas está em sua quinta edição. Os conteúdos são produzidos por estudantes da graduação e pós-graduação e são revisados por professores do IAG.
.

Confira o vídeo de apresentação do boletim:

Edição de abril

A sexta edição acabou de ser lançada neste link e destaca como temas um estudo que aponta um novo núcleo da Terra, a busca pela vida fora do planeta, questões sobre o formato do mundo e as bioassinaturas.

É possível receber as edições mensais em seu e-mail ou WhatsApp, basta enviar uma mensagem para contatodncestrelas@gmail.com. Para acessar todas as edições, clique aqui ou nas imagens abaixo.

Boletim 1 – set/2020

Boletim 2 – nov/2020

Boletim 3 – jan/2021

Boletim 4 – fev/2021