Material on-line sobre astronomia explica o enigma da estrela Betelgeuse

Tema é um dos destaques do boletim “Dia e Noite com as Estrelas”, produzido por alunos da USP e que traz notícias astronômicas de forma didática

26/07/2021 - Publicado há 3 anos
Nova edição do boletim Dia e Noite com as Estrelas – Arte sobre foto / Freepik

No final de 2019 e começo de 2020 um fato intrigou os cientistas. Betelgeuse, uma estrela brilhante de cor vermelha da constelação de Orion, começou a perder seu brilho. O comportamento poderia indicar que o astro estava a ponto de explodir, fenômeno conhecido como “supernova”. Desde então, as observações continuaram e o mistério finalmente foi desvendado. Esse é um dos temas da nona edição do boletim Dia e Noite com as Estrelas

O boletim é produzido mensalmente por alunos da USP do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), do Instituto de Física (IF) e da Escola de Comunicações e Artes (ECA). Ele é coordenado por Ramachrisna Teixeira em colaboração com Roberto Boczko, professores do IAG, e tem como proposta divulgar notícias científicas com uma linguagem acessível para todos os públicos.

Além de desvendar os mistérios de Betelgeuse, a edição conta sobre o ciclo de vida das estrelas e como esse processo pode nos ajudar a compreender a nossa própria existência. A arqueoastronomia — que busca conhecer a astronomia antiga por meio de construções arqueológicas —, o mapa do céu mais nítido já construído e a expansão do Universo também são destaques da nova publicação.

As publicações do boletim podem ser encontradas no site do IAG. Para receber as edições mensais no e-mail ou WhatsApp, basta se inscrever na lista de transmissão