Asteroide próximo à Terra e restos de supernova: boletim traz novidades da astronomia

Produzido por alunos da USP para incentivar o ensino de astronomia, nova edição do boletim “Dia e Noite com as Estrelas” está disponível gratuitamente na internet

28/02/2023 - Publicado há 1 ano
Concepção artística do asteroide 2033 SD220, que passou próximo à Terra – Foto: Nasa/JPL-Caltech

Com linguagem didática e bem-humorada, um boletim on-line e gratuito com as últimas notícias da área de astronomia pode interessar especialmente a professores do ensino fundamental e médio, que podem utilizá-lo em suas aulas. Trata-se do boletim Dia e Noite com as Estrelas, que na última edição fala sobre a descoberta de restos de uma supernova rara enriquecendo quimicamente o meio interestelar. O texto explica sobre o caso da nebulosa Pa 30, originada em eventos cataclísmicos, associados à morte explosiva de estrelas supermassivas, que está intrigando os cientistas. Confira a nova edição neste link.

O boletim também trata de um asteroide que passou bem rente ao planeta pelo céu do extremo sul da América do Sul no final de janeiro. A descoberta faz parte dos esforços dos cientistas em localizar os asteroides que se colidissem com a Terra poderiam causar grandes estragos. A descoberta da matéria escura no Universo também é destaque em um dos textos, além da história de William Herschel, um músico apaixonado por astronomia que contribuiu para o desenvolvimento da astronomia com suas descobertas e construção dos melhores telescópios.

Foto: Divulgação/IAG USP

Produzido por estudantes de graduação e pós-graduação da USP do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), do Instituto de Física (IF) e da Escola de Comunicações e Artes (ECA), o objetivo do boletim Dia e Noite com as Estrelas é divulgar as novidades do mundo da astronomia de forma acessível. As publicações são mensais e coordenadas por Ramachrisna Teixeira, em colaboração com Roberto Boczko, professores do IAG.

Confira a última edição clicando aqui. As edições anteriores do boletim podem ser encontradas no site do IAG neste link. Para receber as edições mensais via e-mail ou WhatsApp, basta se inscrever na lista de transmissão.

Mais informações sobre o Dia e Noite com as Estrelas estão disponíveis no FacebookInstagram ou Twitter.