Liga de divulgação científica abre inscrições para alunos USP de cursos da saúde

Liga atua no estímulo à divulgação científica por meio da promoção de palestras, oferecimento de workshops e atividades temáticas ao longo do ano

29/03/2023 - Publicado há 1 ano

A Liga Acadêmica de Divulgação Científica Virgínia Schall (Lidivis) do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP abriu seu processo seletivo de 2023. As inscrições vão até dia 4 de abril. Os candidatos devem estar matriculados regularmente em um dos cursos da área da saúde da USP, no campus de São Paulo.

Para fins de avaliação, um plano de possível projeto a ser implementado pela Lidivis deve ser entregue pelos participantes na hora da inscrição, juntamente com seu comprovante de matrícula.

Criada em 2021, a Lidivis surgiu diante da necessidade de incentivar a difusão de produções científicas para dentro e fora da universidade. Desde então, a liga atua no estímulo à divulgação científica de pesquisas por meio da promoção de palestras, oferecimento de workshops e atividades temáticas ao longo do ano letivo. Seu nome é dado em homenagem à cientista Virgínia Schall, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), falecida no ano de 2015.

O plano de projeto deve conter uma introdução, a apresentação da ideia de evento, o planejamento para execução, os resultados esperados e uma justificativa de sua relevância. É preciso descrever o cronograma para a realização da atividade, com informações como o orçamento e possíveis convidados a serem chamados. O texto, que não deve ultrapassar duas páginas, pode ser escrito da forma mais confortável ao candidato e não deve conter qualquer tipo de identificação pessoal.

Para manter a discrição durante o processo de entrada, não serão identificados os nomes dos candidatos, apenas seu número USP. Serão avaliadas a criatividade, a originalidade, clareza do texto, coesão textual e a viabilidade do cronograma apresentado.

Os resultados serão divulgados no dia 11 de abril no perfil oficial da liga no Instagram (@lidivis.usp). Os aprovados serão contatados via e-mail e terão até 48h para confirmar seu interesse na vaga – caso contrário, a posição será passada para o primeiro canditato colocado na lista de espera.

Acesse aqui o edital na íntegra.

Mais informações: e-mail lidivis@icb.usp.br