Pedro Dallari, diretor do IRI, é condecorado com a Ordem de Rio Branco

O diretor do Instituto de Relações Internacionais (IRI) e coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Pedro Bohomoletz de Abreu Dallari, recebeu hoje, dia 6 de junho, a condecoração da Ordem de Rio Branco, concedida pelo Ministério das Relações Exteriores.

06/06/2014 - Publicado há 10 anos     Atualizado: 11/09/2023 as 16:16

O diretor do IRI, Pedro Dallari (esquerda), recebe a condecoração da Ordem de Rio Branco do ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado

A cerimônia de entrega foi realizada no Salão de Atos, no prédio da Reitoria, com a presença do reitor Marco Antonio Zago e do ministro de Estado das Relações Exteriores, o embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado.

Segundo o embaixador, “a condecoração desse ano é especial e foi concedida aos membros da sociedade que se destacaram pela contribuição para um país livre, democrático, respeitoso de suas melhores tradições e do seu povo. Com os 50 anos do Golpe, quis marcar a data de uma forma positiva, dedicando a condecoração ao tema da liberdade de expressão, da verdade e da memória. Simbolicamente, a Comissão da Verdade é um locus no Brasil que representa esses ideais”.

Dallari fez questão de expressar sua satisfação em receber a homenagem na USP, com a presença de seus colegas e familiares, e agradeceu o apoio dado pelo reitor e pelo vice-diretor do IRI, Amâncio Jorge Silva Nunes de Oliveira. “A Comissão está em plena atividade e essa honraria deve ser compartilhada com meus colegas que, assim como eu, dedicam um tempo importante a esse esforço, em prol da verdade e da reconciliação nacional”, afirmou.

Instituída em 1963, a Ordem de Rio Branco é uma condecoração oferecida pelo Ministério das Relações Exteriores, com o objetivo de distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, estimulando a prática de ações e feitos dignos.

Após a visita à Reitoria, o embaixador seguiu para a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), onde proferiu a conferência “Política externa, desenvolvimento e integração regional”.

(Foto: Ernani Coimbra)