Reitor recebe a visita do presidente do Centro Cultural Brasil-Turquia

O Centro Cultural oferece o curso de Língua e Cultura Turca, em parceria com a FFLCH

  • 80
  •  
  •  
  •  
  •  
Em 2015, a USP foi a primeira instituição a receber o prêmio oferecido anualmente pelo Centro Cultural àqueles que contribuem para a aproximação entre as culturas brasileira e turca – Foto: Erika Yamamoto/Assessoria de Imprensa da USP

Na manhã de hoje, dia 28 de junho, o reitor Vahan Agopyan recebeu a visita do presidente do Centro Cultural Brasil-Turquia (CCBT), Mustafa Goktepe, e dos professores Abdullah Boztas e Selen Gulfidan, do Curso de Língua e Cultura Turca do CCBT, oferecido em parceria com a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH).

Goktepe apresentou as atividades do Centro, “uma instituição que, além de promover a cultura turca por meio de cursos, seminários e exposições, em parceria com diversas instituições, também promove diversas atividades voltadas para a sociedade”.

Em 2015, em uma sessão solene da Câmara Municipal de São Paulo, a USP tornou-se a primeira instituição a receber o prêmio concedido pelo CCBT àqueles que contribuem para a aproximação entre as culturas brasileira e turca. “Nós pregamos os valores universais, procurando pontos em comum, para que o mundo seja melhor para todos. Esse prêmio, que oferecemos anualmente, é uma homenagem para as pessoas ou instituições que se destacaram em suas atividades em prol da harmonia dos povos”, explicou o presidente.

Para o reitor Vahan Agopyan, “no Brasil, conseguimos ter um ambiente em que judeus convivem com árabes, alemães com franceses. Essa é a grande beleza deste País. Nós também acreditamos que só com a sinergia e o esforço de todos, conseguiremos construir um mundo melhor”.

“A USP é uma instituição laica, pública, ligada ao conhecimento científico e cultural. A Universidade não pode ficar submetida a nenhuma pressão de regimes políticos ou religião, seus critérios são a independência e a qualidade”, lembrou a diretora da FFLCH, Maria Arminda do Nascimento Arruda.

O CCBT é uma organização não governamental fundada em 2011, por turcos e brasileiros, com o objetivo de estreitar as relações culturais e acadêmicas, além de aprofundar o conhecimento e os laços entre os dois países. Na atuação no meio acadêmico, as ações principais são o intercâmbio de estudantes e parcerias com Instituições – dentre elas, a USP.

Também acompanharam a visita o chefe de Gabinete, Gerson Yukio Tomanari, e o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Raul Machado Neto.

  • 80
  •  
  •  
  •  
  •  

Textos relacionados