Questão ambiental não vai avançar com Carla Zambelli na Comissão de Meio Ambiente

Para Luiz Côrtes, a indicação da deputada para o cargo de presidência da comissão reforça a tendência do governo em fazer muito pouco em relação às demandas ambientais

12/03/2021 - Publicado há 3 anos
Desmatamento_Victor-Moriyama-Greenpeace
As questões ambientais devem voltar à tona no período de queimadas que vai se iniciar no próximo outono, com a redução do volume de chuvas – Foto: Victor-Moriyama-Greenpeace
Logo da Rádio USP

A liberação do ex-presidente Lula no cenário político impactou a retórica do governo federal em relação, por exemplo, às medidas sanitárias contra o coronavírus e à eficácia da vacina, o que gerou especulação sobre se a pauta do meio ambiente também receberia uma mudança de tratamento. Entretanto, a deputada federal Carla Zambelli foi indicada para a presidência da Comissão de Meio Ambiente, com apoio do atual ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Recentemente, Carla acusou ONGs de promoverem queimadas na Amazônia. A deputada, que ganhou fama após agitar suas redes em favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, deve seguir a tendência da Câmara dos Deputados em relação à baixa tramitação de projetos de cunho ambiental.

As questões ambientais vão voltar à tona no período de queimadas que vai se iniciar no próximo outono, com a redução do volume de chuvas, período em que o desmatamento já tem início com o corte de grandes árvores, que são removidas e levadas para um comércio ilegal de madeira, como explica Pedro Luiz Côrtes, professor da Escola de Comunicações e Artes da USP e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental, do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP. Ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, Côrtes diz que acredita em uma mudança retórica no governo federal e em seus seguidores, como Carla Zambelli, “mas, em termos práticos, não estou prospectando nenhuma mudança, até mesmo porque ela já deveria ter ocorrido desde o início deste ano com o aumento da fiscalização”, conta.

O professor Côrtes explica que a nova presidente da Comissão de Meio Ambiente é considerada da “tropa de choque” do governo, integrantes que têm grande fidelidade ao discurso do presidente Bolsonaro e às suas ações, e o fato de a indicação da deputada ter sido referendada pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, já deixaria claro todo o contexto a respeito de qual é a atitude de Carla Zambelli sobre o meio ambiente. “Então, em termos práticos, ela vai continuar fazendo o que o Ministério do Meio Ambiente está fazendo, ou seja, muito pouco, praticamente nada em relação às questões ambientais, combate de desmatamento, fiscalização, enfim”, afirma Côrtes. “Nós não podemos esperar que a deputada Carla seja uma ativista ambiental ou defender causas ambientais, muito pelo contrário”, conclui.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.