Sociologia de José de Souza Martins é tema de debate on-line

Promovido pela Universidade Federal de São Carlos, evento acontece nesta quarta-feira, dia 3, às 10h30

01/02/2021 - Publicado há 3 anos
Capa do livro A Sociologia Enraizada de José de Souza Martins – Foto: Reprodução
Fraya Frehse – Foto: FFLCH-USP
José de Souza Martins – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O sociólogo José de Souza Martins – Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e uma das maiores autoridades em ciências sociais do Brasil – vai participar, nesta quarta-feira, dia 3, às 10h30, do evento on-line Quartas Sociológicas, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

Com transmissão ao vivo pelo Youtube, o encontro tem como objetivo discutir o livro A Sociologia Enraizada de José de Souza Martins, coletânea de textos sobre o sociólogo organizada pela professora Fraya Frehse, do Departamento de Sociologia da FFLCH, e lançada em 2018 pela Editora Com-Arte, ligada à Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Fraya também estará presente no evento.

O livro traz 15 ensaios, de diferentes autores, sobre vários aspectos do pensamento de Martins – como destacou o Jornal da USP por ocasião do lançamento da obra (leia aqui). “José de Souza Martins é um dos melhores sociólogos de sua geração e se conta entre os que mais contribuíram para lançar um olhar novo sobre os fenômenos sociais”, analisa o ex-presidente da República e professor aposentado da FFLCH Fernando Henrique Cardoso, que assina o texto das orelhas do livro. “Na sociologia de Martins, o tradicional aparece como crítica incompleta dos efeitos e consequências da modernidade, diz um de seus analistas. E, por consequência, a dualidade moderno/arcaico vista como uma ruptura é um equívoco analítico.”

+ Mais

Livro mostra as várias faces da obra de José de Souza Martins

O evento Quartas Sociológicas, com o sociólogo José de Souza Martins, será realizado nesta quarta-feira, dia 3, às 10h30, com transmissão ao vivo pelo Youtube. Não é preciso fazer inscrição. A iniciativa é do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), com apoio do Departamento de Sociologia da Ufscar e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).