O Coletivo Candiero é um selo de artistas cristãos do Nordeste. Por meio das canções, eles propagam ideias sobre cultura, arte, cristianismo e teologia. O grupo é formado por Marco Telles, Calmará, Filipe Daguia, Ana Heloysa, Antognoni Misael, Catarina Von Bora, Chico Conrado, Dri do Sol, Hipona, João Manô, Julhin de Tia Lica, Juliana Tavares, Midian Nascimento, Monique Tavares, Ramon Souza e Rodolfo Oliveira (com informações do Portal Pepper, YouTube e Instagram).
É interessante notar que, ao contrário do que muitos esperam de músicas cristãs ou gospel, o Coletivo Candiero traz uma abordagem diferente. Eles misturam ritmos nordestinos com jazz, rock e até funk, criando uma sonoridade única e cativante.
É interessante notar que, ao contrário do que muitos esperam de músicas cristãs ou gospel, o Coletivo Candiero traz uma abordagem diferente. Eles misturam ritmos nordestinos com jazz, rock e até funk, criando uma sonoridade única e cativante. A base rítmica, fortemente influenciada pela música nordestina, é enriquecida por elementos do jazz, rock e até mesmo do funk. As letras poéticas falam de esperança e justiça social com uma linguagem acessível e repleta de metáforas, convidando à reflexão e à celebração.
“Transmitem uma alegria contagiante que reflete a experiência coletiva da fé cristã. É como se a alegria de crer transbordasse em cada nota e em cada palavra cantada” (informações da Tribuna do Rio).
De acordo com uma publicação de Marcos Almeida no Instagram, “este álbum mobilizará multidões para fora daquela hipnose estética – diria torpor criativo – que a colonização mental deixou como legado; a saber centenas e milhares de cópias comportadas de músicas estrangeiras e suas teologias, além do desprezo pela imaginação e a poesia brasileiras”.
De acordo com uma publicação de Marcos Almeida no Instagram, “este álbum mobilizará multidões para fora daquela hipnose estética – diria torpor criativo – que a colonização mental deixou como legado; a saber, centenas e milhares de cópias comportadas de músicas estrangeiras e suas teologias, além do desprezo pela imaginação e a poesia brasileiras”.
Em seu novo álbum manifesto, Colcha de Retalhos, eles continuam essa missão, trazendo 19 artistas, os membros do coletivo, para cantar nas novas faixas. O grupo já tem mais de 100 mil ouvintes mensais nas plataformas digitais.
Aos vivos é uma das canções que compõem o manifesto. A letra é uma composição de Ana Heloysa, Filipe Daguia, João Manô, Marco Telles e Ramon Souza, e a interpretação é do Coletivo Candiero.
Ao som de Aos vivos, Caroline Kellen, estudante de Jornalismo na Escola de Comunicações e Artes da USP, participou da enquete do programa Mosaicos Culturais, da Rádio USP. Caroline conta que a canção Aos Vivos, mesmo abordando os diferentes sofrimentos na Terra, sugere aos ouvintes aproveitar a vida. Ela diz que é incrível juntar as características da música popular nordestina com a religião.
Ouça o podcast no link acima
O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais. Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o que estudantes ouvem, transmitido nos dias 21 e 22 de novembro de 2024.
Se você deseja se juntar a nós nessa jornada musical, basta enviar um áudio compartilhando as melodias que embalaram seus dias e também as próprias interpretações sobre a interseção entre música e cinema. Estamos ansiosos para ouvir sua contribuição! Sua participação é essencial para enriquecer nosso dropes!
Entre em contato conosco pelo número do nosso WhatsApp: (11) 972815789.
Por Regina Lemmi e Caroline Kellen
Estagiárias sob supervisão de Magaly Prado
Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem
Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.
Apresentação e edição: Regina Lemmi
Identidade sonora e produção: Bruno Torres
Edição: Cid Araujo
Supervisão: Magaly Prado
.